quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Explosão de casos da Covid-19 continua no município de Macajuba, muitas críticas e Secretária de Saúde emite nota de esclarecimento



Compartilhe




Vários internautas tem procurado o Deixa Comigo Macajuba para fazer criticas e questionamento sobre os testes rápidos e os boletins da Covid-19 em Macajuba, o assunto virou tema nas redes sociais, os dados continuam com divergências com os números da Sesab, dessa vez no site da Sesab consta menos casos do que no boletim do município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE







O Deixa Comigo Macajuba ficou sem conexão de internet na noite desta quarta-feira, 05 de agosto de 2020 e por isso houve um atraso de nossa matéria sobre o boletim, porem de acordo com os minutos das postagens, a nossa equipe vem recebendo os boletins depois dos outros veículos de comunicação, isso por que o nosso canal é o único que mostra a falha do poder publico de Macajuba em relação a pandemia.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE







Como é o caso dessa internauta:


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE









“Boa noite Cristiano, eu sou Edivânia, tive contato com uma das famílias que estão contaminada hoje faz 8 dias q eles estão de isolados e eles testaram positivo,a secretária ainda não nós chamou para fazer o teste, estamos de quarentena mas queremos realizar o teste rápido pra saber o que vai dar tenho um irmão de 1ano e 8 meses em casa e minha mãe tem pressão alta e diabete nós já entramos em contato com o pessoal da saúde mas até agora nada isso é lamentável, pois é uma situação vergonhosa e triste.”

Os moradores de Santa Luzia também criticam os testes rápidos, segundo eles os testes feitos pelo lacem não constam que eles estão de Coronavirus.

O Deixa Comigo Macajuba tentou o contato com Anete responsável pela coordenação epidemiológica do município, mas ela não nos atendeu, o prefeito Murilo havia divulgado ao Deixa Comigo Macajuba algumas explicações, mas não ficaram clara para os internautas que continuaram reclamando.

A Secretaria de Saúde divulgou uma nota esclarecendo juntamente com o boletim desta quarta-feira (05)




A Prefeitura Municipal de Macajuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer os fatos relacionados à testagem em massa para COVID-19 no município.

Diante do surgimento de casos em nosso município e da transmissão comunitária, iniciamos a realização de uma ampla testagem nos servidores como medida de enfrentamento ao Coronavírus, para assim identificar grupos que já tiveram contato com o vírus e adotar medidas de controle e a quebra do ciclo de transmissão.

Dados coletados, mundialmente, mostram que os profissionais de saúde estão mais vulneráveis e podem ser infectados pelo COVID-19, e que a maior parte dessas pessoas pode estar assintomática ou desenvolver quadros leves.

Sendo assim, para segurança e proteção efetiva desses profissionais e da população em geral, iniciamos a ampla testagem, com testes rápidos, para termos o diagnóstico do paciente em menor tempo e, também, como estratégia de segurança e controle na disseminação do vírus.

Os Kits de testes rápidos, adquiridos pela prefeitura, para detecção da COVID-19 são aprovados pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Estamos seguindo as Notas Técnicas da SESAB nº 54 e nº 67, e os Protocolos de Manejo Clínico do Ministério da Saúde e CREMEB quanto à utilização dos testes rápidos.

De acordo com as normas mencionadas acima, os grupos prioritários para testagem incluem, profissionais de saúde e de segurança pública em atividade, contato domiciliar de profissional de saúde ou de segurança pública em atividade ou pacientes com quadro clinico epidemiológico compatível com COVID-19.

Além dos testes rápidos, seguimos com os exames laboratoriais RT-PCR para os pacientes que se enquadram nos critérios estabelecidos pela Nota Técnica COE nº 54 da SESAB.

Salientamos que existem prazos para realização dos testes rápidos e do teste molecular RT-PCR. O teste rápido tem uma maior eficácia para detecção de anticorpos após 10 dias do início da doença, já o teste molecular RT- PCR deve ser realizado no início da doença (do 3º ao 7º dia) que é quando a pessoa possui grande quantidade do vírus. Por isso, se o vírus for pesquisado após o 10º dia o resultado pode ser não detectável no RT-PCR e, ainda assim, a pessoa estar com o COVID-19.

Dessa forma, em conformidade com os critérios estabelecidos pelas Notas Técnicas nº 54 e nº 67 da SESAB e pelo Protocolo do Ministério da Saúde de Manejo Clinico do Coronavírus, nos casos em que o exame rápido atestar positivo, o paciente, mesmo que assintomático, será tratado como COVID-19, devendo seguir as regras estabelecidas e manter o isolamento domiciliar – sem a necessidade de confirmação através de RT-PCR para confirmação diagnóstica.

Indivíduos assintomáticos que tenham teste RT-PCR positivo para COVID-19 devem manter o isolamento domiciliar por 14 dias a contar da data de realização do teste, não sendo necessário realizar o RT-PCR para confirmação diagnóstica.

Indivíduos assintomáticos que tenham teste rápido positivo para COVID-19 devem manter o isolamento domiciliar por 7 dias a contar da data de realização do teste, não sendo necessário realizar o RT-PCR para confirmação diagnóstica.

O município de Macajuba realizou a coleta do RT-PCR para 18 profissionais com o objetivo de confirmar o estágio da infecção e proceder quanto à decisão do prazo de isolamento. Estes profissionais estão confirmados como contaminados pelo COVID 19. Qualquer informação divulgada de formar contrária deve ser desconsiderada.

O município de Macajuba está realizando o teste rápido após o prazo de isolamento para confirmação da cura e assim liberar o relatório de alta com maior segurança.

A Secretaria de Saúde do Município vem atuando de forma intensiva em cuidados e medidas protetivas, criando estratégias, com compromisso e transparência, para melhor atender ao cenário e proteger a população. Foram realizados neste contexto mais de 650 testes.

Por fim, deixamos aqui nosso sincero pedido de compreensão e colaboração para que todos continuem adotando as medidas preventivas, para conseguirmos equilibrar a curva de contaminação e cuidar do bem mais precioso: a vida




Publicidade Atenção Macajuba e região . Chegou a Faculdade Cidade Verde. Com ensino semi presencial. Com aulas uma vez por semana. Com curso de graduação e pós graduação. - pedagogia - psicopedagogia - Educação fisica - letras com libras - administração Faça seu curso superior pertinho de casa . Mensalidades apartir de 180,00 Interessados procurar Professora Ana Rita . Contato: 75-99952-2811 Gestora Responsável : Márcia Cristina 75- 99118-8667 Site: unifcv.edu.br

Publicidade Google