sábado, 10 de outubro de 2020

Incêndios ameaçam cidades turísticas na Chapada Diamantina



Compartilhe


O governo da Bahia decretou situação de emergência em 73 municípios atingidos por incêndios. Bombeiros, brigadistas e voluntários estão com dificuldades para controlar as chamas.


O governo da Bahia decretou situação de emergência em 73 municípios atingidos por incêndios. A principal preocupação agora é com a região da Chapada Diamantina.

Bombeiros, brigadistas e voluntários trabalham sem trégua desde terça-feira (6), quando o fogo começou. O combate às chamas não para nem de madrugada.

“Tem mais de cem pessoas entre voluntários, brigadistas. A gente está tentando combater o fogo, mas os focos retornam”, conta Geovana Ribeiro, voluntária. 

As chamas avançam sobre áreas do Parque Municipal da Rota das Cachoeiras e do Parque Nacional da Chapada Diamantina, que abriga três biomas: Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado. O fogo chegou perto da cidade de Mucugê, tombada pelo Iphan como patrimônio cultural. Em um hotel, os hóspedes tomaram um susto enquanto dormiam. 

“Fomos acordadas com batendo na porta, dizendo para a gente ficar em alerta, porque o fogo estava muito próximo da cidade”, conta uma hóspede. 

Ventos fortes e o tempo seco dificultam o trabalho, e novos focos surgem em áreas onde o fogo já tinha sido controlado. Na tarde desta sexta-feira (9), mais três aviões chegaram na região para ajudar no combate ao incêndio. 

As decolagens não param. É só o tempo de abastecer com água e os aviões partem em direção aos principais focos. 

“O ser humano sozinho não dá conta mais nem de 10% desse fogo”, lamenta um voluntário.


Fonte: G1




Publicidade: Publicidade:

Publicidade Google