quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Fato ou fake: imagem que mostra vereadora em Palmas com mais de mil votos durante a apuração



Compartilhe


Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que Rose Ribeiro, candidata a vereadora em Palmas (TO), alcançou 1.111 votos durante a apuração, mas terminou com um saldo de apenas 58 votos. Uma imagem é usada como prova da fraude nas urnas. Ela é #FAKE.

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins fez uma nota em que esclarece que o processo eleitoral é totalmente transparente e que não há como alterar os dados inseridos nas urnas eletrônicas pelos eleitores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Segundo o TRE-TO, para conferir a lisura do processo, basta comparar a soma dos resultados dos boletins de urna, impressos na frente dos fiscais de partidos, ainda na seção eleitoral, com os dados disponibilizados pelo sistema da Justiça Eleitoral.

Ao final da votação, todas as seções eleitorais imprimem um Boletim de Urna (BU). Este relatório contém os votos inseridos em cada urna eletrônica e é um documento público. Uma cópia dele é afixada na seção e outra é entregue aos fiscais de partido que solicitarem.

Depois da eleição, a Justiça Eleitoral publica todos os boletins na internet para que qualquer um possa conferir o seu conteúdo.

Caso o candidato tenha alguma dúvida sobre o boletim publicado na internet, basta consultar o boletim impresso que o fiscal do seu partido recebeu em todas as seções eleitorais, eliminando qualquer dúvida quanto a lisura dos resultados.

A imagem compartilhada nas redes sociais mostra indícios de manipulação quando analisada no Reveal Image, capaz de detectar ruídos na estrutura da imagem e mostrá-los em mapas de calor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Além disso, na imagem compartilhada, um detalhe importante denota a falsidade. É que o número de votos que a candidata alega ter obtido (1111) aparece sem o ponto que separa o milhar da centena (1.111), destoando totalmente do padrão de exibição no Tribunal Superior Eleitoral.

Ao G1, o secretário de Tecnologia da informação do TRE-TO, Valdenir Borges Júnior, diz que não houve nenhuma alteração no aplicativo e, portanto, é impossível que o número tenha aparecido desta forma. "Não teve novas versões dele do domingo para cá. É o mesmo aplicativo, que teve no domingo e que tem hoje. E hoje no aplicativo toda votação acima de 999 votos tem o ponto no milhar, que identifica a numeração correta", afirma.

É possível perceber ainda que os números dos demais candidatos aparecem com um fundo diferente do tom predominante na parte falsificada da imagem. 

  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por último, na hora em que foi feito o print, nem mesmo o candidato que terminou em 1º lugar na cidade, Marilon Barbosa (DEM), e que já aparecia liderando a apuração no aplicativo, tinha atingido 1.111 votos. E ele acabou com 2.953.


Publicidade:

 




 






 


Publicidade Google