terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Infestação de Escorpião em Macajuba



Compartilhe

De uns dias pra cá Macajuba estar tendo muitos casos de picadas de Escorpião tanto em crianças com em adultos, venho aqui alertar todos para tomar cuidado com esse animal, pois o seu ferrão contém um veneno que pode ser letal, não só em adultos mais em crianças também. Esse animal passa o dia escondido em lugares escuros, entre frestas, ou debaixo de pedras, folhas e troncos, ou enterrados em areia no deserto. 

São comuns em lugares com entulhos, que possuem madeira, materiais para construção, sendo mais ativos à noite, quando forrageiam e comem.

No final da cauda do escorpião existe um seguimento chamado telson e as glândulas de veneno, é o chamado ferrão.  Seu veneno contém substâncias neurotóxicas, enzimas, histaminas, entre outras. Todos os escorpiões produzem substâncias tóxicas, mas menos de 30 espécies podem causar a morte em humanos.

No Brasil, as duas espécies mais comuns em acidente são o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) e escorpião preto (Tityus bahiensis). A picada de um escorpião causa muita dor no local, febre, sudorese, dispneia e pode levar a óbito, principalmente crianças e idosos. Em caso de picada, lavar com água e sabão, manter a região em repouso e procurar um posto de saúde com urgência, para que receba o soro que neutralizará a toxina. Dependendo da quantidade de veneno inoculada, o caso se torna mais grave. Nunca faça torniquete no local onde houver picada de um animal.

Então aqui fica o alertar sobre esse animal chamado Escorpião que com o seu ferrão cheio de veneno pode levar uma pessoa a óbito então se você ou alguém for ferroado por esse animal procure um posto de saúde ou um Hospital não deixe pra depois pois pode ser tarde de mais, tomem cuidado onde vocês senta ou onde as crianças brincam pois esse animal só espera o momento certo pra te ferroar 


Fonte: Tainá Souza/RD RepórterDiário 


Publicidade:

 




 









 

Publicidade Google