sexta-feira, 23 de abril de 2021

Meu filho bateu o dente. O que devo fazer? Neste sábado tem atendimento na Clionm Clínica Odontológica de Macajuba; veja a agenda



Compartilhe




Atendimento nesse sábado (24) pela manhã

Segunda-feira (26) o dia todo

Terça-feira (27) o dia todo e na quarta-feira (28) pela manhã

Agende já sua consulta

Clionm Clínica Odontológica de Macajuba.





O seu sorriso em boas mãos temos prótese dentaria, obturação, restauração, limpeza, aparelho ortodôntico.





Fones: Número de celular, com WhatsApp. 074 99956_1978 Fixo: (74) 3259 2179, fale com a funcionária Sarah.





Rua Dr José Marcelino de Souza nº 114 Macajuba Bahia.



Correr, pular, andar de bicicleta, jogar bola, realmente a infância é uma fase deliciosa! Mas, nessas brincadeiras do dia a dia, as crianças podem cair e bater o dente. Muitos pais entram em pânico, sem saber o que fazer na hora. Primeiro, mantenha a calma, isso é muito importante para cuidar do seu filho nesse momento.

Em seguida, procure um dentista, de preferência uma odontopediatra, pois esse profissional poderá avaliar a gravidade do acidente – que pode variar de um corte na gengiva até um traumatismo dentário, com mobilidade, quebra ou perda do dente – e fazer o tratamento adequado.

Enquanto você não consegue ir a consulta, pode tomar algumas atitudes para acalmar seu pequeno e aliviar a dor. Vamos explicar então o que você pode fazer quando seu filho cai e bate o dente. Confira:

Sangramentos: lave o local com água e depois coloque sobre o ferimento uma gaze umedecida com soro ou água filtrada para controlar o sangramento. Se não tiver gaze, pode ser um pano limpo e úmido mesmo. As compressas com gelo também ajudam a estancar o sangue e aliviar a dor no local da batida.

Amolecimento do dente: uma pancada, tombo ou impacto inesperado no dente pode comprometer os ligamentos periodontais, que seguram as raízes do dente, provocando a mobilidade. Nesse caso, o ideal é procurar um dentista o quanto antes para avaliação, mas, na maioria dos casos, o dente se recupera e não há necessidade de extração.

Fratura do dente: quando acontece apenas a quebra de um pedacinho do dente, existem três opções de tratamento. Colagem do fragmento (nesse caso, pegue o pedaço que se soltou e mergulhe-o em um recipiente com soro fisiológico), restauração do dente ou até mesmo tratamento de canal. Somente o dentista poderá avaliar a melhor solução.

Perda do dente: se o dente for arrancado completamente devido a queda ou pancada, ele poderá ser reimplantado, mas essa avaliação fica a cargo do dentista. Para obter sucesso, o reimplante deve ser feito em, no máximo, uma hora. Os dentes de leite não costumam ser reimplantados, pois podem atrapalhar o nascimento do permanente.

Mudança de cor do dente: após 2 ou 3 dias do acidente, pode acontecer um escurecimento do dente. Nos dentes permanentes, isso pode indicar perda de vitalidade e um tratamento de canal resolve. Nos dentes de leite nem sempre é assim e, em muitos casos, a cor poderá voltar ao normal. O ideal é fazer um acompanhamento com odontopediatra.

Essas são algumas das possibilidades, mas bater o dente pode gerar diversas situações e apenas o dentista poderá resolver o problema. As maiores complicações decorrentes de traumas surgem por falta de um tratamento imediato. Por isso, em momentos de emergência como esses, lembramos da importância de contar com um bom plano de saúde para cuidar do seu pequeno e garantir que ele fique bem logo.

A Uniodonto Campinas possui planos odontológicos com mensalidades que cabem no seu bolso e ainda oferece o Plantão Kids, um atendimento especializado para casos de emergências odontológicas com crianças. Saiba mais: https://uniodontocampinas.com.br/plantao-kids/.

Publicidade:

Publicidade Google