quinta-feira, 10 de junho de 2021

A Importância dos exames preventivos para a saúde da mulher



Compartilhe



O Exame preventivo é o principal método

para se obter o diagnóstico precoce de

lesões cancerígenas no colo do Útero.

Continue lendo após a publicidade






Marque seu exame na USF mais próxima de você!

Essa é uma campanha da Secretaria de Saúde de Macajuba.

Continue lendo após a publicidade






Os exames preventivos possuem uma enorme importância para a saúde feminina, com eles é possível garantir a saúde da mulher e aumentar a sua qualidade de vida.

Com a realização dos exames preventivos é possível detectar doenças em seu estágio inicial e isso aumentam as chances de cura. Veja abaixo os principais exames preventivos para a saúde da mulher e a sua importância.



Papanicolau



Este exame, também chamado simplesmente de preventivo, deve ser realizado uma vez ao ano. Ele é muito importante para prevenir o câncer do colo do útero, pois possibilita a detecção de lesões na parede uterina que podem posteriormente se transformar em um tumor.

Com a detecção precoce de um tumor no útero é possível reduzir a taxa de mortalidade por causa da doença. Infelizmente muitas mulheres não dão a devida atenção para a saúde e acabam não realizando este exame anualmente, o que coloca a sua vida em risco.



Mamografia



De acordo com o Ministério da Saúde, mulheres que possuem idade entre 50 e 69 anos devem realizar o exame. A mamografia é essencial para a detecção do câncer de mama, que é um dos cânceres que mais matam as mulheres na sociedade.

Para mulheres que possuem a faixa etária a partir dos 40 anos, é importante que exames clínicos das mamas sejam realizados como a avaliação médica das mamas e um exame de ultrassom das mamas.

Para as que possuem histórico do câncer de mama na família, a partir dos 30 anos os exames já podem começar a ser realizados. Vale lembrar que mulheres em qualquer idade devem fazer uma avaliação clínica das mamas e se necessário, o profissional encaminhará para um exame de mamografia.



Exame de densitometria óssea



A osteoporose é uma doença que atinge mais as mulheres do que os homens e para detectar essa doença, é necessário que o exame de densitometria óssea seja realizado. É recomendado que ele seja feito no período da menopausa.

Mulheres que possuem mais de 65 anos ou que possuem problemas como deficiência do estrogênio no corpo, problemas na tireóide, doenças renais ou reumáticas, histórico familiar ou que façam uso constante de corticosteróides devem realizar o exame de forma anual.



Ultrassonografia pélvica e transvaginal



Com os exames de ultrassonografia pélvica e transvaginal é possível avaliar os órgãos do sistema reprodutor feminino, sendo possível detectar diversas doenças como mioma uterino, endometriose e cistos.

Geralmente quando a mulher realiza o preventivo é encaminhada também para realizar a ultrassonografia do útero. Com o exame é possível verificar as dimensões dos órgãos internos e garantir que está tudo dentro das dimensões normais.

Hemograma completo



O hemograma completo é importante para ajudar a detectar e tratar possíveis doenças como a anemia, problemas hormonais, colesterol alto e açúcar, por exemplo. Desta forma é possível reduzir os índices de problemas cardíacos, problemas de pressão alta e diabetes.

O hemograma é um exame básico para qualquer pessoa e deve ser realizado anualmente conforme indicação médica.

Percebendo qualquer alteração em seu corpo procure um médico, somente ele poderá indicar o melhor exame.

 









 

Publicidade Google