quarta-feira, 9 de junho de 2021

Dois anos após assassinato de ator, Paulo Cupertino, procurado pela Interpol e nº 1 na lista de criminosos mais perigosos de SP, segue foragido



Compartilhe


Empresário fugiu após matar Rafael Miguel e os pais dele em 9 de junho de 2019 na Zona Sul de São Paulo. Ele não aceitava namoro da filha com o artista. Seu nome está na Difusão Vermelha e aparece na página de criminosos mais procurados da polícia paulista. Primeira audiência do caso será em agosto.
Continue lendo após a publicidade



Incluído na Difusão Vermelha da Interpol e o primeiro nome da lista dos criminosos mais perigosos e procurados de São Paulo, o réu Paulo Cupertino Matias segue foragido após ser acusado de matar o ator Rafael Miguel e a família dele há dois anos, em 9 de junho de 2019.

De acordo com o Ministério Público (MP), o empresário assassinou a família porque não aceitava o namoro de Isabela Tibcherani, a sua filha de 18 anos à época, com o artista. Vídeos gravados por câmeras de segurança mostram o momento em que ele atira 13 vezes em Rafael, que tinha 22 anos, e nos pais do ator: João Alcisio Miguel, de 52, e a mãe Miriam Selma Miguel, 50.
Continue lendo após a publicidade



Cupertino é acusado de triplo homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas. Ele, que atualmente tem 50 anos, nunca constituiu um advogado para defendê-lo. O processo está em segredo de Justiça, mas o G1 apurou que a primeira audiência de instrução do caso foi marcada para o dia 30 de agosto na 1ª Vara do Júri no Fórum da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. Além do empresário, dois amigos dele são réus no mesmo caso por terem ajudado o assassino a fugir (leia mais abaixo).

O assassinato foi cometido na minha frente da casa onde Isabela morava com a mãe, no bairro da Pedreira, Zona Sul da capital paulista. As duas não foram baleadas por Cupertino e sobreviveram. O empresário fugiu.



Listas de procurados

O nome, dados e fotos de Cupertino não aparecem publicamente na lista de criminosos mais procurados pela Interpol, também conhecida como Organização Internacional de Polícia Criminal. Ela tem a função de buscar mecanismos de cooperação entre as polícias no mundo para prender acusados de crimes que possam ter fugido para outros países.

Apesar disso, segundo fontes do G1, o empresário está incluído na Difusão Vermelha do órgão. Em outras palavras, há um mandado de prisão contra ele para ser cumprido em qualquer outro país.


Já no site da Polícia Civil paulista, Cupertino aparece como o primeiro nome da página onde estão os 17 criminosos mais procurados pelas forças de segurança do estado. Não há pagamento em dinheiro como recompensa para quem tiver informações sobre o paradeiro de Cupertino.

As denúncias sobre os lugares onde o assassino possa ter se escondido são feitas ao Disque Denúncia pelo número de telefone 181 e na internet, no Web Denúncia. Não é preciso se identificar.

90 denúncias

Até a última atualização desta reportagem, esses dois canais de denúncias da polícia de São Paulo receberam quase 90 endereços de possíveis esconderijos do empresário.

Segundo o Instituto São Paulo Contra a Violência, do dia do crime até esta terça-feira (8) deste ano, 89 denúncias sobre prováveis paradeiros de Cupertino chegaram ao Disque Denúncia e ao Web Denúncia.

Nesse período, os denunciantes disseram ter visto o assassino em 25 cidades paulistas, oito municípios de sete outros estados, em uma cidade argentina e em outros cinco locais não identificados.

Esses lugares estão sendo ou foram checados por policiais, mas o criminoso não foi encontrado.
Continue lendo após a publicidade



Os serviços fazem parte de um contrato entre o instituto e a Secretaria da Segurança Pública (SSP), que repassa as denúncias à Polícia Civil e à Polícia Militar (PM).

As informações recebidas pelos serviços são importantes para policiais da investigação e do patrulhamento tentarem localizar o paradeiro de um criminoso foragido.

“As denúncias são feitas à medida que o cidadão se vê estimulado a fazê-lo”, disse o gerente de Projetos do Instituto São Paulo Contra a Violência, Mário Vendrell. “Ao fazer a denúncia, o cidadão está exercendo um ato de cidadania e colaborando com as autoridades policiais para que possamos ter uma redução da criminalidade e violência.”



A polícia divulgou ainda à imprensa fotografias com simulações dos possíveis disfarces do empresário (veja acima).

Possíveis esconderijos

Veja abaixo os possíveis lugares por onde Cupertino pode ter passado, segundo as denúncias feitas ao Disque Denúncia e Web Denúncia:


ESTADO DE SÃO PAULO

Cidades              Denúncias
Barueri                         1
Botucatu                       2
Bragança Paulista        1
Campinas                     1
Diadema                       1
Embu Guaçu                 2
Guarulhos                     3
Ilha Comprida               1
Itatiba                            3
Jacareí                          1
Jarinu                            1
Jundiaí                          1
Marília                           1
Osasco                          1
Pedreira                        2
Penápolis                      1
Praia Grande                1
Santa Fé do Sul            1
Santo André                  4
São Bernardo do Campo   2
São José dos Campos       1
São Paulo                          37
São Pedro                           1
São Sebastião                     2
Valparaíso                           1
TOTAL                      74 endereços

Outros estados

O estado do Rio de Janeiro teve duas denúncias contra o assassino do ator e dos pais, todas na capital fluminense. Os outros estados onde Cupertino teria sido visto foram: Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Maranhão.

Argentina

Puerto Iguazu, cidade argentina, na tríplice fronteira com Brasil e Paraguai, também foi mencionada como um dos locais onde o empresário esteve.


OUTRAS CIDADES, ESTADOS E PAÍS

Cidades                          Denúncias
Rio de Janeiro (RJ).                 2
Serra (ES).                               1
Chapada Gaúcha (MG)            1
Aparecida do Taboado (MS)     1
Araguaiana (MT)                       1
São Pedro Ivaí (PR).                 1
Santa Rita (MA)                         1
Rosário (MA)                             1
Cidades não identificadas         5
Puerto Iguazu (Argentina)         1
TOTAL                          15 endereços


Por onde passou

Além das denúncias que chegam no Disque Denúncia e Web Denúncia, a polícia também recebe outras informações a partir de investigações.

Segundo policiais, somando todas as denúncias recebidas (as feitas por telefone, digitais e da investigação), já foram verificados mais de 300 prováveis esconderijos de Cupertino em dez estados do Brasil e no Paraguai.



Para a polícia, no entanto, há indícios de que durante a fuga o criminoso passou por pelo menos oito cidades, sendo sete delas em três estados, e uma em território paraguaio. São elas:


Sorocaba, Águas de São Pedro, um município não informado e Campinas, todas no estado de São Paulo;
Jataizinho, no Paraná, e Ponta Porã e Eldorado, ambas no Mato Grosso do Sul;
e Liberación, no Paraguai.

Procurada para comentar o assunto, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou uma nota ao G1 informando que as buscas por Cupertino continuam:

"O caso segue em investigação pelo DHPP e pelo CERCO da 6ª Seccional. A equipe do Departamento de Homicídios esteve em diligências na cidade de Liberacion, no Paraguai, todavia o indiciado não foi localizado. As buscas pelo mesmo permanecem a cargo da Polícia Federal e da Divisão de Capturas do DOPE", informa a nota da pasta da Segurança.

Ajuda de amigos

De acordo com as investigações do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de São Paulo, Cupertino contou com a ajuda direta de pelo menos quatro amigos, que são investigados pela suspeita de esconderem o criminoso.

Dois desses amigos do empresário se tornaram réus na Justiça por supostamente ajudarem o fugitivo. Eles respondem em liberdade pelo crime de favorecimento pessoal. São eles: Eduardo Jose Machado, o 'Eduardo da Pizzaria', dono de uma pizzaria na Zona Sul de São Paulo; e Wanderley Antunes Ribeiro Senhora, que mora em Sorocaba, no interior paulista.

Até a última atualização desta reportagem, o piloto Alfonso Helfenstein, outro amigo de Cupertino, era procurado pela polícia porque teria colaborado com a fuga do criminoso no Mato Grosso do Sul. Lá, o assassino adotou o nome falso de “Manoel Machado da Silva” e trabalhava num sítio. Como disfarce usava boné e a barba branca e comprida.

O outro amigo do criminoso que é investigado é dono de uma fazenda no Paraguai, onde teria dado abrigo ao fugitivo. Ele não teve seu nome divulgado pela investigação. Policiais de São Paulo foram ao país vizinho no final do ano passado e ouviram o proprietário numa ação conjunta com a polícia paraguaia. Ele foi liberado em seguida, depois que o empresário não foi encontrado.

O G1 não conseguiu localizar os amigos de Cupertino investigados ou suas defesas para comentarem o assunto até a última atualização desta reportagem.

Ator



Rafael era conhecido na mídia por ter interpretado o personagem Paçoca na novela "Chiquititas", do SBT, e trabalhado em um famoso comercial em que uma criança pede brócolis à mãe. Ele também atuou em novelas da Globo, como “Pé na Jaca”, “Cama de Gato” e o especial de fim de ano “O Natal do menino imperador”.


Fonte: G1

Publicidade:





Publicidade Google