quarta-feira, 2 de junho de 2021

Falta do pagamento do adicional de insalubridade, do adicional noturno e mudanças causaram insatisfação há alguns profissionais da saúde em Macajuba



Compartilhe


Há mais de cinco meses, a secretária de saúde Renaildes Santana não paga aos enfermeiros o adicional de insalubridade, por ficarem frequentemente expostos a diversos tipos de doenças, e o adicional noturno, correspondente aos plantões trabalhados à noite. Direitos garantidos pela Constituição Federal de nosso país. 


Continue lendo após a publicidade


 

Diante dessa violação, os Técnicos de enfermagem enviaram um requerimento à secretaria solicitando a regularização da situação. os profissionais alegam que ao invés de executar o que a legislação determina, simplesmente executou transferências forçadas, retirando os enfermeiros do hospital onde trabalhavam à muito tempo, e os transferindo para os PSFs dos distritos.

Continue lendo após a publicidade


 

Eles contaram ainda, que logo ao início da gestão foram transferidos o ex secretário e uma profissional que há anos trabalhava no hospital.


Continue lendo após a publicidade


 

O Deixa Comigo Macajuba entrou em contato com a Secretária de Saúde do Município, Renildes, que enviou uma nota informando, que “a Prefeitura fez uma consulta jurídica e já iniciou o pagamento do adicional noturno dos funcionários efetivos desde a semana passada.

 

Quanto ao adicional de insalubridade também solicitado, ainda não existe legislação municipal que verse acerca dos níveis de insalubridade e periculosidade bem como os cargos que faz jus a tais adicionais. Sendo assim, a Prefeitura não tem como pagar sem essa avaliação que deverá ser feita por um Engenheiro do Trabalho ou Médico do Trabalho e aprovado na Câmara de Vereadores.

 

Os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem oriundos do concurso público foram alocados para as USF's pois a carga horária destas é compatível com a do concurso prestado, diferentemente da do Hospital.” explicou a Secretária.

Deixa Comigo Macajuba 10 anos o Blog do Povo Macajubense.




Publicidade:

 




Publicidade Google