segunda-feira, 14 de junho de 2021

Família de idoso que faleceu vítima da Covid-19 denuncia descaso na saúde pública de Macajuba



Compartilhe


A Exatamente 15 dias atrás, houve um fato muito triste, um idoso de 85 anos residente em Nova Cruz veio a óbito, segundo informações da secretaria de saúde de Macajuba, ele faleceu com suspeita de covid 19, o comunicado foi divulgado na imprensa.

Continue lendo após a publicidade


No dia 30 de maio de 2021, o idoso deu entrada no hospital Julieta Sampaio, o mesmo precisou ser internado devido problemas nos Rins e Próstata, segundo a família ele já sofria a muito tempo com esses problemas de saúde.

Continue lendo após a publicidade


O fato curioso é que na tarde do domingo dia (30) houve a internação inclusive com acompanhante, segundo informações do hospital ele apresentou sintomas do vírus da covid 19 no dia seguinte, no dia 01 de junho de 2021, por volta das 12:00 (meio dia) o acompanhante que estava ao lado do idoso viu que ele já não o respondia mais e então chamou a equipe do hospital as pressas, tentaram reanimar ele, mas infelizmente segundo o medico plantonista confirmou o óbito por parada cardiorrespiratória, por volta das 13:00, após o óbito, a equipe informou aos familiares que o idoso estaria com suspeita de Covid-19 e realizou o teste e logo em seguida preparou o corpo para o sepultamento, que aconteceu sem velório.

Continue lendo após a publicidade


Na ocasião familiares questionaram ao hospital porque que foi feito o teste após o óbito? Responderam que seria procedimento do hospital, mas se segundo o próprio hospital ele apresentou sintomas no dia 31|05, a família questiona porque não tomaram providencias e realizou o teste no mesmo dia? e porque não solicitou uma transferência para um hospital que desse o tratamento adequado para infectado? Afinal de contas tratava-se de um idoso de 85 anos que já estava debilitado. Porque permitiram outro paciente junto no mesmo quarto? E também o acompanhante?

O hospital foi indagado do porque não fez teste no acompanhante, responderam que “como o teste ainda não tinha saído o resultado não havia a necessidade de fazer um teste, ora, e se o acompanhante tivesse sido contaminado? A secretaria iria esperar a proliferação do vírus?

Quando saiu o resultado o acompanhante foi informado que deveria ficar em isolamento, mas ninguém da saúde foi realizar teste, nem no acompanhante nem em nenhum integrante da família, inclusive foram os próprios familiares e o agente funerário que realizou o procedimento para colocar o corpo na urna.

No comunicado divulgado pela Secretaria de Saúde de Macajuba foi dito que foram tomadas todas medidas necessárias conforme o protocolo do Ministério da Saúde, mas a família alega que essa informação não bate com o procedimento realizado pelo hospital municipal.

Nenhuma explicação foi dada a família e nenhum suporte foi oferecido.

Revoltada a família chama atenção para que fatos como esse possa não se repetir.

Com a palavra a Secretaria de Saúde de Macajuba.

 

 

 



Publicidade:



 

Publicidade Google