terça-feira, 1 de junho de 2021

Fazendeiro tem prejuízo de quase R$ 80 mil após ter 26 cabeças de gado roubadas em Ipirá



Compartilhe

Um fazendeiro teve um prejuízo de quase R$ 80 mil após 26 cabeças de gado serem roubadas na cidade de Ipirá, cerca de 200 km distante de Salvador.

"Registrei a queixa na polícia, eles disseram que iam fazer a investigação e até agora eles não me deram retorno nenhum", disse o criador de gado, Cláudio Fabiano Lima.


O caso aconteceu na semana passada e até a publicação desta reportagem, os suspeitos de terem cometido o crime não foram encontrados. Segundo o coordenador de polícia da região, delegado Roberto Leal, esse tipo de crime é cometido geralmente durante a madrugada.

"Eles se aproveitam do período noturno, invadem as propriedades rurais e conseguem furtar os animais. Em determinado momento, eles conseguem levar os animais vivos, acabam abatendo os animais na própria fazenda e levando só o que interessa", explicou Roberto Leal.
No Campo do Gado, em Feira de Santana, é feito um controle de entrada e saída do rebanho, para evitar roubos. A operação é feita com o auxílio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

"Todos os animais que adentram nesse parque têm uma guia de trânsito emitida pela Adab. Então o criador tem que trazer essa guia, apresenta essa guia no portão do parque, contamos os animais. Assim, ele consegue comercializar com nosso suporte", disse o chefe do Campo do Gado, Gilberto Santana.


Se os bandidos conseguirem essa documentação, eles podem circular livremente com a carga roubada, o que dificulta o rastreio do rebanho. Mesmo assim, Cláudio Fabiano Lima acredita que pode recuperar as cabeças de gado roubadas.
Continue lendo após a publicidade





"É isso que eu estou atrás, né? Tentando ver se eu recupero, porque na época de hoje você tomar um prejuízo desse, então a pessoa do dia-a-dia, como eu, que não tem essas condições toda, é um grande desfalque", lamentou.


A reportagem da TV Subaé entrou em contato com a Polícia Civil de Ipirá, onde o roubo foi registrado, mas não conseguiu informações sobre as investigações do caso, até a publicação desta reportagem.

Publicidade:

 


Publicidade Google