domingo, 6 de junho de 2021

Parto prematuro: entenda as principais causas e fatores de risco



Compartilhe



No último dia 29, Whindersson Nunes e a estudante de engenharia Maria Lina anunciaram o nascimento do primeiro filho do casal. João Miguel chegou ao mundo prematuro de 22 semanas e não resistiu, falecendo dois dias depois. 

A fatalidade reascendeu novamente as discussões e a gravidade em torno prematuridade. No caso de Whindersson, o nascimento prematuro se enquadra na classe extrema, quando o parto ocorre com menos de 28 semanas de gravidez. 

De acordo com estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018, cerca de 15 milhões de bebês nascem antes do fim da gestação por ano no mundo, o que representa 10% do total de nascimentos.Whindersson Nunes

Segundo o Ministério da Saúde, cera de 340 mil bebês  precisam passar pela Unidade de Terapia Intensiva Neonatal todos os anos.


Continue lendo após a publicidade



Em entrevista ao Portal da RedeTV!, a pediatra neonatologista Vanessa Mouawad esclarece as principais questões relacionadas ao parto precoce. De acordo com a médica, as causas mais frequentes de prematuridade são ausência de pré-natal, hipertensão arterial na gestação, diabetes gestacional, parto prematuro anterior, doenças uterinas (como útero bicorne, biomas, por exemplo), gemelaridade, infecções maternas, tabagismo, uso de álcool ou uso de drogas ilegais durante a gravidez, entre outras razões. 

Além dos riscos oferecidos para a mãe, os bebês prematuros podem ter problemas respiratórios (a chamada displasia bronco pulmonar), visuais (retinopatia da prematuridade), cognitivos e motores (devido à hemorragias cranianas), auditivos.Whindersson Nunes 

 A pediatra ressalta que o Brasil possui excelentes profissionais e estrutura adequada para que sequelas possam ser evitadas. Ela afirma que, quanto mais prematuro o bebê, maior a chance dele apresentar problemas futuros, porém, isso não ocorre na maioria dos casos nos grandes centros. 

Pode ser considerado parto prematuro quando o nascimento acontece antes de 37 semanas completas, fazendo com que sejam classificados como prematuros extremos os bebês que nascem com 28 semanas ou menos. 

Segundo a pediatra, a prematuridade trata-se de uma das principais causas de mortalidade infantil até os cinco anos de idade. A maior parte dos casos de mortalidade neonatal precoce ocorrem por volta de (0-6 dias de vida). Grande parte das mortes acontecem entre as primeiras 24 horas (25%), indicando uma relação estreita entre o momento do parto até o nascimento.Whindersson Nunes 

A área da pediatria tem apresentado excelentes resultados durante o atendimento em sala de parto, mas, para isso sempre ocorra, é necessário que o profissional que irá prestar o atendimento inicial seja capacitado, pois os primeiros minutos de vida se refletem no desfecho final.  

A fim de minimizar os risco de parto prematuro, Vanessa alerta que as gestantes devem fazer o pré-natal desde o primeiro trimestre, frequentar às consultas com regularidade, fazer todo o acompanhando necessário, além de exames, tratando para possíveis infecções e doenças que possam ocorrer como a diabetes, hipertensão gestacional e infecção urinária, garantindo o bem estar da mãe do bebê. 

Fonte: Rede TV


Publicidade:

 




Publicidade Google