sexta-feira, 25 de junho de 2021

Prefeito que sentou no chão para impedir saída de viaturas da polícia na BA presta depoimento



Compartilhe


Tarcísio Pedreira tentou evitar uma ação da Polícia Militar para impedir a realização de um evento de São João na cidade. PM prendeu motorista de minitrio por crime de trânsito e conduziu prefeito após ele tentar impedir a ação.
Continue lendo após a publicidade



O prefeito de São Gonçalo dos Campos, município a cerca de 110 km de Salvador, Tarcísio Pedreira (Solidariedade), que tentou evitar uma ação da Polícia Militar para impedir a realização de um evento de São João na cidade, presta depoimento no Complexo de Delegacias de Feira de Santana, na noite desta quinta-feira (24), após ser preso em flagrante.

Até a publicação desta reportagem, ainda não havia informações sobre o conteúdo do depoimento de Tarcísio Pedreira. A delegada da cidade informou que o prefeito de São Gonçalo dos Campos deve responder por desacato, desobediência e resistência.


A delegada responsável pelo caso ainda informou que vai avaliar a soma das penas dos três crimes para saber cabe fiança ou não.

O irmão do prefeito, o motorista do minitrio e quatro policiais também foram ouvidos.
Continue lendo após a publicidade



Tarcídio Pedreira convocou os moradores para formar uma espécie de 'cordão humano' para que uma apresentação não fosse encerrada. O gestor chegou a sentar na pista e colocou o veículo em uma das vias de acesso para evitar que as viaturas saíssem do local.

O caso aconteceu na manhã de quarta-feira (23), no bairro Murilo Leite, e contou com apoio de alguns moradores e apoiadores do político, que repetiram o ato e colocaram veículos como barreiras. O prefeito e um advogado foram detidos e encaminhado para esclarecimentos no Complexo Policial de Feira de Santana, a cerca de 21 km de são Gonçalo dos Campos.

O evento promovido pela prefeitura foi o Forró Itinerante, que contava com um minitrio circulando pelas ruas da cidade tocando músicas das festas juninas. Tarcísio, que também é médico, informou que uma das recomendações era que não houvesse aglomeração e, caso as pessoas se concentrassem nas vias, a música seria pausada.

"A Polícia Militar foi à cidade de São Gonçalo dos Campos impedir que fosse realizado um evento que foi realizado no ano passado. O Forró Itinerante, que era simplesmente um artista da cidade, chamado Raimundo do Acordeon, levando música para as ruas da cidade. Veiculei, inclusive, nas redes sociais que em qualquer [caso de] aglomeração, o evento seria imediatamente interrompido e o carro de som desligado e só seguiria com a música na rua seguinte”, disse.

O gestor disse ainda que não entendeu o motivo da Polícia Militar ter tentado encerrar o evento, considerando que ele publicou um decreto com medidas restritivas.

O oficial da PM, major Wellington Borges, explicou que Tarcísio Pedreira desrespeitou as leis ao descumprir o decreto estadual que impede a promoção de festas juninas e foi detido também pelo crime de desacato.

Segundo o policial, o motorista do minitrio estava conduzindo o veículo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o próprio veículo tinha irregularidades.

Tarcísio interferiu na situação para impedir a detenção do motorista e, de acordo com o major, lesionou um capitão da PM que atuou na ocorrência.

"Eu fui informado, e me desloquei para lá. Tentei negociar com ele (Tarcísio), falar com o vice-prefeito para que fosse tentar amenizar a situação e não tive sucesso. Depois de esgotar as situações, a gente isolou o local e começou a fazer a condução do motorista que estava preso. Aí o prefeito cometeu mais dois crimes: de desobediência e, quando foi dava a voz de prisão a ele, cometeu o crime de resistência”, explicou o policial.
Continue lendo após a publicidade



Em nota, a assessoria do prefeito disse que desconhece a lesão corporal contra o policial e negou que Tarcísio houvesse agredido o militar.

A Polícia Civil informou que ele foi autuado pelos crimes de desacato, desobediência e resistência, e foram lavrados termos circunstanciados de ocorrência em relação ao motorista do veículo, por desobediência e por dirigir sem habilitação, e ao advogado detido por desacato.

O pagamento de fiança foi estendido também ao prefeito. O motorista e o advogado foram ouvidos e liberados em seguida.

Atividades suspensas em São Gonçalo dos Campos



Na quarta-feira (23) a prefeitura publicou um decreto no Diário Oficial do Município suspendendo atividades que promovessem aglomeração, exceto eventos profissionais – manifestações artísticas em área pública ou privada, incluindo as reproduzidas em plataformas virtuais, desde que não gerassem aglomeração.

O Ministério Público (MP) recomendou um dia antes, na terça-feira (22), que o Forró Itinerante fosse suspenso. Mas em nota divulgada na quarta-feira, a Procuradoria Geral do Município disse que até a terça-feira não recebeu recomendação do MP e teve conhecimento de maneira informal, somente quando a polícia impediu o evento.



Fonte: G1

Publicidade:



Publicidade Google