domingo, 20 de junho de 2021

Secretaria de Saúde de Macajuba explica sobre recolhimento de cachorros com Leishmaniose (calazar)



Compartilhe


O Deixa Comigo Macajuba recebeu neste fim de semana imagens de um cão que estava com Leishmaniose (calazar), que foi capturado pelo setor de Meio Ambiente da prefeitura, onde será encaminhado a CIPPA, órgão competente.

Continue lendo após a publicidade


A Secretaria de Saúde explicou o procedimento para esses casos.

 

O Núcleo de Endemias do município tem feito testes rápidos para Leishmaniose e tem observado resultados positivos. Quando isso acontece, é coletado sangue do animal e encaminhado para fazer uma sorologia no LACEN em Salvador.  De acordo este laboratório for liberando os resultados e estes confirmando a positividade, a Secretaria da Saúde encaminha o animal positivado para eutanásia.

Continue lendo após a publicidade


 

O LACEN informou à Secretaria da Saúde de Macajuba que os resultados estão atrasando pois estão dando prioridade aos casos de Covid-19.

Continue lendo após a publicidade


 

Os donos dos animais não podem abandoná-los pois é crime. Infelizmente a Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem recolhido muitos animais nessa situação de abandono.

 

A comunidade pode denunciar onde tem animais suspeitos de Leishmaniose (calazar) para a equipe da Saúde fazer o teste assim como, também pode denunciar animais em situações de rua.

Além do Zap Cidadão: 74-999410768, os macajubenses também poderão entrar em contato pelo Deixa Comigo Macajuba 074 9 99959451


Publicidade:



 

Publicidade Google