quinta-feira, 15 de julho de 2021

Cirurgias eletivas serão retomadas de forma gradativa na Bahia; veja detalhes



Compartilhe


O governo do estado autorizou, nesta quinta-feira (15), o retorno gradativo das cirurgias eletivas em toda Bahia, suspensas desde o ano passado em virtude da pandemia da Covid-19.
Continue lendo após a publicidade



Para que a retomada seja segura, o Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (Coes) ressalta que as unidades de saúde devem manter o uso racional de medicamentos, como sedativos e bloqueadores musculares, atualmente com risco de desabastecimento no mercado.

Para a retomada, as unidades poderão realizar todos os procedimentos ambulatoriais: pequenas cirurgias, sob anestesia local; cirurgias com anestesia locorregional; e procedimentos com bloqueio de plexo, raqui e peridural.

Já as cirurgias com indicação de anestesia geral deverão se limitar a 25% da capacidade operacional mensal da unidade, tendo como base de referência o ano de 2019. A exceção são os casos em que possa haver prejuízo aos pacientes pela questão tempo-dependente, tais como, cirurgias oncológicas e cardíacas.


Visitas e acompanhantes
Continue lendo após a publicidade



O Coes também recomenda, por meio de nota técnica, que os pacientes internados não recebam visitas, mesmo que em leitos de enfermaria, e que sejam incentivadas as visitas virtuais, por meio de vídeo-chamadas ou ligações.

Acompanhantes estão liberados em unidades de internação tidas como abertas apenas para pacientes que necessitem de cuidado durante o período de internamento, conforme avaliação das equipes de cuidado multiprofissional e médica, com exceção dos casos previstos em lei.



Publicidade:



Publicidade Google