terça-feira, 20 de julho de 2021

Rui Costa comemora queda de casos ativos de pessoas infectadas pela Covid-19 na Bahia



Compartilhe

O governador da Bahia, Rui Costa, avaliou a situação da pandemia do novo coronavírus no estado. O gestor comemorou a redução do número de casos ativos da doença em julho durante o Papo Correria, programa em que o gestor responde perguntas nas redes sociais, na noite desta segunda-feira (20).
Continue lendo após a publicidade



Rui Costa afirmou que nesta segunda, a Bahia registrou o segundo menor índice no ano. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesab), 8.857 pessoas estão com o vírus ativo.

“Temos no dia de hoje o segundo menor índice neste ano. O primeiro foi em janeiro, com 5 mil contaminados ativos, e agora estamos com 8 mil. Vamos continuar caindo com fé em Deus”, disse Rui Costa.

“Saiu na rua? Vamos usar máscara. Está em ambiente fechado, vamos usar máscara. Se todos utilizarem, nós vamos continuar caindo o numero de casos. Confesso que estamos muito felizes com a queda desses números, mas temos que manter a guarda e a proteção com o uso da máscara, que é o que reduz a contaminação”, completou.

Chegada da Sputnik V
Continue lendo após a publicidade



Durante o Papo Correria, Rui Costa disse que os governadores do Nordeste vão voltar a questionar o Ministério da Saúde apesar da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso de vacinas Sputinik V.

De acordo com o governador da Bahia, os gestores enviaram uma carta ao órgão em busca de um novo posicionamento em relação a chagada das vacinas.

“Parece uma sabotagem para a chegada das vacinas. O ministério está jogando contra a vacinação”, relatou.

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou no dia 25 de junho que a carga com as primeiras doses da vacina russa contra a Covid-19, Sputnik V, que estava prevista para chegar ao estado no início de julho, deverá desembarcar no final do mesmo mês.

A decisão pela compra da vacina russa foi definida em um consórcio organizado por governadores da região Nordeste e o anúncio que o imunizante chegaria em julho foi feito pelo governador cearense Camilo Santana (CE), no dia 15 de junho.

Os governadores da região fizeram acordo para a compra de 30 milhões de doses da Sputinik V, no entanto, os estados não poderão importar essa quantidade de vacinas, já que o uso desse imunizante foi liberado para aplicação no Brasil com restrições.

Conforme norma da Anvisa, cada estado vai receber o suficiente para a imunização em duas doses de 1% da população. Os estados vão poder aplicar as seguintes quantidades:

Bahia: 300 mil

Maranhão: 141 mil

Sergipe: 46 mil

Ceará: 183 mil

Pernambuco: 192 mil

Piauí: 66 mil doses

Continue lendo após a publicidade



Convocação de policiais e professores

Rui Costa também revelou que vai convocar na quarta-feira (21) 51 aprovados no último concurso da Polícia Civil e 117 no certame para professores.

O governador da Bahia também afirmou que a Secretaria da Administração do Governo do Estado (Saeb) trabalha para divulgar o edital de um novo concurso para a Polícia Civil com mil vagas: 100 vagas para delegados, 100 para Escrivães e 800 vagas para investigador até o final do ano.

Os policiais convocados na quarta-feira devem se apresentar para a entrega da documentação e dos exames pré-adminssionais, como exigência para ingresso na função de investigador de polícia.

Ao todo, serão duas publicações - ambas disponíveis para consulta no Diário Oficial do Estado (DOE) e no Portal do Servidor – com orientações sobre data, hora e local da apresentação, além da lista dos itens exigidos em edital.

A última convocação para a corporação ocorreu em abril de 2021. No último ano, a área de segurança pública passou a contar com 237 novos profissionais, entre delegados, investigadores e escrivães.

Dos 117 funcionários da Educação que serão convocados, 95 são para professor e 22 para coordenador pedagógico. Com estas convocações de final de lista, o governo ultrapassa o número de 3.759 vagas ofertadas, no certame lançado em 2017, sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC).

A lista dos convocados estará disponível no Portal da Educação e também no Portal do Servidor.

Os convocados devem realizar o envio dos documentos listados no edital, totalmente digitalizados, para o e-mail ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br. O prazo para recebimento dos itens é de 22 de julho a 4 de agosto.

O edital ainda exige a apresentação presencial do candidato, durante o mesmo prazo informado, portando original e cópia de toda a documentação, quando receberá oficio de encaminhamento para realização da avaliação pré-admissional na Junta Médica Oficial do Estado da Bahia.

Os candidatos que moram em Salvador devem se apresentar no Núcleo Territorial de Educação (NTE) de Salvador, com sede na Secretaria da Educação do Estado, localizada na 5ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), n° 550, primeiro andar, sala 138.

Já os residentes no interior devem se dirigir às sedes dos NTE’s da região onde moram. O candidato que não atender aos critérios do edital perderá o direito a nomeação.


Publicidade:



Publicidade Google