segunda-feira, 19 de julho de 2021

Secretaria da Saúde responde sobre comentários relacionados à Covid-19.



Compartilhe





Diante de comentários infundados divulgados ultimamente no município, a Secretaria da Saúde vem a público informar que tem em seu almoxarifado e em quantidade suficiente, os três tipos de exame para a Covid-19: RT-PCR SWAB, pesquisa rápida para antígeno na nasofaringe "Swabinho" e o tradicional teste rápido através do sangue capilar. Ressalta que tais exames são utilizados de acordo o dia inicial da sintomatologia, ou seja, tem-se que escolher o exame certo, no dia certo para ter um resultado fidedigno. Se for realizado em dias errados, o resultado é um falso negativo. Logo, o tipo de exame escolhido e o dia da coleta não são determinados pelo paciente e sim de acordo com a data do início dos sintomas.

Continue lendo após a publicidade



As pessoas com covid e seus contatos domiciliares devem ficar em isolamento por 14 dias, a contar da data que iniciou os sintomas.
Se o(s) contato(s) domiciliar(es) apresentar(em) sintomas deverá(ão) comunicar à equipe da Saúde imediatamente para programação do exame SWAB, caso não apresente(m) sintomas, irá(ão) realizar testagem rápida no final dos 14 dias. VIDE PROTOCOLO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.


Em relação ao comentário que a referida secretaria quer esconder o número de casos da população, esta ressalta-se que desde o dia 06/01/2021, a atual coordenação da Vigilância em Saúde, implantou a divulgação do boletim epidemiológico da Covid-19 nas segundas, quartas e sextas-feira e em dias em que haja aumento significativo de casos. Destaca também que foi a atual coordenação que divulgou à população os primeiros casos de óbitos por Covid-19 ocorridos em anos anteriores e que a população não tinha conhecimento. Diante destes atos, a Secretaria da Saúde demonstra que não tem nenhum interesse em esconder dados epidemiológicos dos seus munícipes.

Continue lendo após a publicidade



Na ocasião, reforça que pessoas com sintomas respiratórios devem continuar entrando em contato com o Disque Covid tel/ZAP 74-999812319 para programação do primeiro atendimento e data de realização de exame.









Publicidade:







Publicidade Google