segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Espiga de milho 'mutante' assusta moradora da zona rural de Macajuba



Compartilhe

Continue lendo após a publicidade




Uma moradora da localidade no Navegante na Zona rural de Macajuba Bahia, tomou um susto neste sábado,31 de julho de 2021, enquanto fazia a colheita de milho na roça da família, uma das espigas estava com um aspecto estranho, o que fez com que dona Maria, que é conhecida por Maria de Jovem, tirasse fotos da espiga com a anomalia e enviou ao Deixa Comigo Macajuba.







O Deixa Comigo Macajuba pesquisou sobre o assunto e de acordo com o Professor Doutor Paulo Fortes Neto, engenheiro agrônomo e que integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté (Unitau).

Continue lendo após a publicidade




Ele assegurou que esse problema na espiga é comum de ocorrer nas plantações de milho.” Na verdade, este sintoma no grão é típico da doença conhecida como 'Carvão do Milho' e é causado pelo fungo Ustilago maydis. O fungo se instala no interior da espiga e depois produz uma massa utilizando todo o amido do grão, se ele cortar o grão o seu interior irá apresentar uma massa negra que lembra o aspecto do carvão", explicou Fortes.

Continue lendo após a publicidade





Ainda de acordo com o professor, fatores como a estiagem que atingiu a região nos últimos meses e o tipo de milho usado na plantação também podem influenciar para que espigas com deformidades apareçam no momento da colheita.

Deixa Comigo Macajuba 10 anos O Blog do Povo Macajubense.





Publicidade:

 


Publicidade Google