terça-feira, 16 de novembro de 2021

Eclipse lunar mais longo do século poderá ser visto no Brasil



Compartilhe

O mais longo eclipse lunar parcial do século poderá ser visto do Brasil, na noite de quinta-feira (18) até a madrugada de sexta (19). De acordo com a NASA, o evento astronômico deve durar mais de três horas.

O eclipse lunar parcial poderá ser visto a olho nu na América do Sul e do Norte, Austrália, parte da Ásia e Europa.

No Brasil, ele não poderá ser visto desde o início, isso porque a Lua estará muito abaixo no horizonte. No entanto, será possível apreciar ainda duas horas do fenômeno no céu no ínicio da madrugada. O fenômeno deve atingir o pico por volta das 6h da manhã.

O eclipse lunar irá esconder cerca de 97% da Lua cheia. O satélite natural deve começar a ser tomado por uma sombra do planeta Terra próximo das 3h da madrugada, no horário de Brasília).
Continue lendo após a publicidade:


O que é o Eclipse Lunar

Um eclipse da Lua acontece quando a Terra fica diretamente entre o Sol e a Lua e a Lua fica na sombra da Terra.

Para que um eclipse lunar total aconteça, todos os três devem estar em linha reta. Isso significa que a Lua passa pela parte mais escura da sombra da Terra. O próximo eclipse lunar total está previsto para ocorrer em maio do próximo ano.

Um eclipse lunar total é frequentemente chamado de lua de sangue porque a Lua se torna uma cor avermelhada brilhante.

Um eclipse lunar parcial ocorre quando parte da Lua viaja através da sombra 'umbral' completa da Terra. Apenas parte da superfície visível da Lua se move para a parte escura da sombra da Terra.
Continue lendo após a publicidade:
Como ver o eclipse lunar

Caso o clima não colabore na sua região. Serão realizadas transmissões online ao vivo do eclipse lunar. Uma delas pelo canal The Virtual Telescope Project, para assistir clicar aqui no dia do eclipse e acompanhar o evento.

Publicidade:














Publicidade Google