sábado, 19 de fevereiro de 2022

Ciúme velado e Ciúme narcisista; saiba mais sobre esses sentimentos



Compartilhe

O Deixa Comigo Macajuba traz essa matéria especial para o seu fim de semana, falando sobre dois tipos de ciúmes.

Você conhece o significado da palavra ciúme?

 

Esse sentimento é constantemente debatido e comentado entre as pessoas e principalmente entre os psicólogos, inclusive um famoso psicólogo dos Estados Unidos chamado Gordon Clanton traz um significado completo e bastante expressivo da palavra ciúme. Para ele o ciúme nada mais é que “um sentimento de desprazer que se expressa como um medo de perda do parceiro ou como desconforto por uma experiencia real ou imaginada que o parceiro tenha tido com uma terceira pessoa.”

Continue lendo após a publicidade:

O ciúme muitas vezes esta atrelado a uma extrema carência daquele que nutre esse sentimento assim como também pode ter sido causado devido a traumas que essa pessoa vivenciou e acabou por fim internalizando, como por exemplo um dos motivos que podem gerar esse tipo de trauma é o abandono durante a infância.

Continue lendo após a publicidade:

 


Ciúmes velado

 

O ciúme velado nada mais é que a falta de manifestação desse sentimento, mesmo que a pessoa o possua ciúme de outra ela simplesmente não apresenta sinais desse ciúme. E isso pode ser uma coisa boa caso a pessoa esteja controlando esse ciúmes e trabalhando nele para que deixe de existir.

Continue lendo após a publicidade:

 

Porém o que geralmente acontece são pessoas que escondem esse sentimento por muito tempo de seus parceiros e como diz aquele ditado “tudo demais sobra”. Ninguém consegue esconder as coisas por muito tempo, ainda mais quando são postadas diariamente a prova desse sentimento. O ciumento(a) normalmente vê coisas onde não existe nada, acha que seu amigo(a) é um amante, que um velho conhecido pode ser sua sugar momma, enfim são situações que só existem na imaginação.

Portanto a tendência natural é que uma hora ou outra essa pessoa irá explodir e colocar pra fora esse sentimento, talvez de maneira bastante agressiva, o que é bastante preocupante visto que suas ações não podem ser previstas já que essa pessoa nunca demonstrou sinais de que agiria dessa forma, o que torna tudo ainda pior e mais perigoso. 

 

O ciúme faz mal?

O ciúme não deve ser em todo caso associado a um sentimento ruim, pois todos em certo nível da vida já sentiram ciúme de algo ou alguém, esse sentimento está muitas vezes envolvido numa relação de carinho e zelo do que na necessidade de possuir exclusivamente alguém para si mesmo.

 Sentir ciúme é uma característica natural do ser humano. Ao passo que sentir esse ciúme de maneira exacerbada não é nem um pouco normal nem saudável para nenhuma relação, podendo inclusive trazer bastante sofrimento e complicações tanto para quem é alvo desse ciúme, quanto para quem pratica.

 

Causas do ciúme

 

Existem diversas causas para o ciúme, porém as mais comuns são os traumas que as pessoas geralmente carregam nas suas

bagagens que as proíbem de terem relações saudáveis, geralmente esses traumas estão ligados a um medo absurdo de serem abandonadas, muits vezes pessoas que foram abandonadas na infância ou não puderam de certa forma contar com seus genitores passam a desenvolver esse ciúme excessivo.

 


Você sabe como funciona o ciúme de uma pessoa narcisista?

 

No caso do ciúme narcisista, como essa pessoa está totalmente concentrada nela, tudo acaba sendo apenas sobre ela e para ela, então esse sentimento de ciúme que podia estar atrelado a um sentimento de carinho e zelo, se transforma numa visão, muitas vezes totalmente equivocada que existe apenas dentro da cabeça dessa pessoa narcisista. Esse ciúme pode distorcer diversas situações e cegar essas pessoas narcisistas, como por exemplo ele pode te ver falando com alguém mais velho e logo irá supor que você está tendo um caso com essa pessoa, que essa pessoa é seu meu patrocínio , e por aí vai.

Quando você se envolve com uma pessoa narcisista que possui sentimentos exacerbados de ciúme, esse sentimento que ela chega a demonstrar não é por medo de te perder e sim um medo de ter outra pessoa assumindo o seu lugar. Medo de ter seu ego ferido, “perder” a sensação de poder que ele acredita haver nessa relação.



Publicidade:

 


Publicidade Google