quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Duas formas de melhorar a saúde mental, segundo Dráuzio Varella



Compartilhe

Antes da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já tinha alertado que a maior causa de absenteísmo nas empresas seria a depressão. Algumas das razões para isso eram o quadro de excessiva pressão para realizar cada vez mais tarefas em menos tempo e a solidão proporcionada pela dinâmica das grandes cidades. O médico Dráuzio Varella falou sobre como a pandemia ajudou a agravar esse quadro e qual é o papel das empresas para ajudar os funcionários a lidarem com essa questão, durante a convenção da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no último sábado, 22/10, em Comandatuba (BA).

Dráuzio Varella participa da Convenção da ABF, em Comandatuba, na Bahia (Foto: Keiny Andrade)





Continue lendo após a publicidade:


Ao longo da palestra, Varella explanou sobre como a evolução tecnológica tem mudado completamente as relações de trabalho – desde o fax, passando pelo e-mail até a chegada do smartphone. “Por um lado, simplificou as tarefas, trouxe mais eficiência para as empresas. Mas te fez trabalhar mais, e não menos”, diz. De acordo com ele, o cérebro humano não está preparado para lidar com tantas coisas ao mesmo tempo. “Quando se tem um excesso de informação, as memórias antigas continuam lá, mas não se consegue manter memórias recentes.”





Continue lendo após a publicidade:


Dessa forma, pequenas informações do dia a dia, retidas pela chamada “memória do trabalho” podem acabar se perdendo mais facilmente, pois o cérebro tem dificuldade de focar no momento presente.


Publicidade:


 


 

Publicidade Google