sábado, 26 de novembro de 2022

Secretário Interino da Educação de Macajuba e Coordenadora do Projeto "Educar e Compartilhar" participam de Seminário em SP



Compartilhe

Continue lendo após a publicidade:


O Secretário Interino de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Diretor do Departamento de Ensino, o Senhor Edmilson Sousa e a Coordenadora do Projeto Educar é Compartilhar Saberes e do Programa Brasil na Escola - PBE, a Senhora Aline Carvalho, viajaram para a cidade de Diadema no estado de São Paulo com a finalidade de participarem do Primeiro Seminário Nacional de Educação Integral “Por uma agenda de direitos e políticas intersetoriais na reconstrução da democracia”, entre os dias 24 a 26 de novembro de 2022. A nossa chegada, foi maravilhosa! Nossos (as)companheiros(as) de luta por uma Educação Integral integrada nos recepcionaram com uma visita guiada pelas escolas e espaços culturais da cidade de Diadema. Em seguida fomos visitar a exposição de Darcy Ribeiro no SESC-SP que foi educador, político, etnólogo, antropólogo e escritor brasileiro. Seus estudos foram essenciais para alavancar uma nova reforma educacional no Brasil. Na área da antropologia, aprofundou na análise das comunidades indígenas. O principal conceito difundido por ele foi o de identidade cultural. Tivemos o privilégio de durante esse percurso sermos acompanhados por Jaqueline Moll, ela que é a Diretora do Observatório Nacional de Educação Integral Integrada, do qual a nossa Coordenadora Aline Carvalho é membro.

Nos dias 25 e 26/11 após a mesa de abertura, foram debatidos os seguintes temas:
1- Concepção e Políticas de Educação Integral: retrocessos e perspectivas para o país; 
2- Educação Integral na recuperação da perspectiva integrada da educação básica - da Educação Infantil ao Ensino Médio;
3- Educação como diretos indissociável dos demais direitos sociais e a centralidade do sujeito: o papel da intersetorialidade da educação integral;
4- Educação Integral e a questão do direito ao conhecimento: planejamento, gestão democrática, currículo e avaliação;
5- O papel das instituições públicas de ensino superior na efetivação do direito a uma educação integral; e
6- Ensino Médio e atenção com a perspectiva de formação para o mercado de trabalho: a retomada do sentido da formação dos jovens como um direito à educação básica.

As apresentações, as experiências e as falas que nos compartilharam foram de fundamental importância para sabermos que estamos no caminho certo.


















Publicidade:


 

 






Publicidade Google