.jpeg)
O Deixa Comigo Macajuba recebeu algumas broncas na educação de Macajuba nos últimos dias, preocupado com a veracidade dos fatos o nosso canal de comunicação conversou com prepostos da Secretária de Educação do município e com a Secretária de Educação Josete Macedo.
No Colégio José Pires a preocupação é o numero de aulas vagas, onde a direção alega, que é devido a professores que ficam de atestado, em conversa com a Sectária Josete Macedo, ela disse que fará um balanço sobre o que está acontecendo para tantos atestados.
Sobre um texto que circulou onde Jô como é carinhosamente chamada havia colocado o cargo a disposição, ela informou ao Deixa Comigo Macajuba, que foi escolhida pela classe e deixou a critério dos professores se caso tiverem outro nome.
Outra reclamação dos pais de alunos é sobre a demora de entrega das fardas escolares, pois alguns novatos estão sem fardas e algumas crianças cresceram e as fardas já nem serve mais.
Segundo prepostos da Secretaria de Educação as fardas estarão chegando o mais breve possível.
Sobre os boatos e fake News sobre a quinta-feira, 20 de abril de 2023, a Secretaria de Educação do Município de Macajuba emitiu a seguinte nota:
“A Prefeitura Municipal de Macajuba, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, lamenta profundamente os ataques e as ameaças que o ambiente escolar vem enfrentando nos últimos meses. Sabemos que isso é preocupante, mas queremos garantir que estamos atentos e trabalhando incessantemente para manter a nossa escola um lugar seguro para todos. Neste sentido, estamos tomando diversas medidas de segurança na escola para garantir a tranquilidade de nossos alunos e funcionários. Entre elas:
• Ampliação da rede de videomonitoramento, através das câmaras de segurança em todas as unidades escolares da rede municipal;
• Parceria com os órgãos públicos de segurança para maior vigilância nos arredores da escola. A Secretaria de Educação, desde o dia 03 de abril, solicitou ao Delegado de Polícia da Delegacia Territorial de Macajuba, Dr. Atilano Teixeira Campos e ao Comandante Geral da PM de Macajuba/BA, SGTO/PM Erivaldo Soares Bela, apoio para combater à violência dentro das escolas, para fiscalizar e coibir o tráfico de drogas nas imediações das escolas e transporte escolar, assim como rondas escolares no sentido de inibir a presença de pessoas com comportamentos duvidosos e assim tem acontecido. Neste momento a prefeitura irá reforçar a referida solicitação.
• Reforço à orientação para as unidades escolares manterem os portões trancados com o porteiro próximo ao mesmo, além da proibição de entrada de estranhos à comunidade escolar, sem prévia autorização da direção, tais como visitas aleatórias, ambulantes, vendedores, etc.;
• Outras medidas estão sendo estudadas para tão logo serem aplicadas.
Nesse sentido, informamos que as aulas de amanhã (20 de abril de 2023), serão mantidas. Entretanto, caberá aos pais e/ou responsáveis a decisão de enviar ou não seus filhos para a escola. Deste modo, afirmamos que os alunos que não comparecerem neste dia 20 de abril nas unidades escolares do município não serão penalizados.
Reiteramos a nossa luta por uma escola pública livre de violência, pela promoção de uma cultura de paz e respeito mútuo dentro e fora das salas de aula. Repudiamos toda e qualquer Fake News, ações de terrorismo e pedimos a todos que não repliquem nas redes sociais nenhum tipo de conteúdo hipotético e causador de pânico na comunidade escolar.
A colaboração e o diálogo entre a escola e a família são fundamentais para construirmos uma cultura de segurança e prevenção na comunidade escolar. Caso tenham alguma dúvida ou preocupação, por favor, não hesitem em entrar em contato com a direção da escola.
Além das medidas de segurança que a escola está tomando, é fundamental que as famílias também sejam parceiras nesse processo. A escola e a família devem trabalhar juntas para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos, principalmente em momentos de ameaça ou incerteza. Juntos, podemos garantir um ambiente escolar seguro e saudável para todos.”
O Deixa Comigo Macajuba conversou também com o comandando da PM, que disse que não existe nada de anormal em Macajuba e que está atento aos boatos do dia 20 e estará reforçando ainda mais as rondas nas escolas.
A polícia também deixou o numero a disposição 074 9973-6774
Porque que surgiu boatos de Ameaças de ataque em escolas no dia 20 de abril?
A data em questão está relacionada à tragédia que ficou conhecida como ‘Massacre de Columbine’, além disso, também é o dia do nascimento do ditador alemão Adolf Hitler, nascido em 1889.
Segundo o ministro da justiça, os boatos sobre um possível ataque em massa em escolas do Brasil colocou as autoridades em alerta, o que levou policiais do Maranhão, Goiás e São Paulo a identificarem grupos de jovens ligados a movimentos neonazistas que estariam tentando recrutar outros jovens para propagarem discurso de ódio e ameaças contra escolas no estado da região Nordeste. Um grupo foi apreendido em Goiás e em São Paulo nos últimos dias.
















.jpeg)


