Saiba como cultivar este alimento rico em nutrientes, que se desenvolve melhor em clima mais quente e pode ser plantado ao ar livre o até mesmo em vaso
![]() |
| Entenda os benefícios do pepino para a sua saúde — Foto: Canva/ Creative Commoms |
O pepino é um alimento que combina muito bem com as temperaturas mais quentes da primavera e do verão. É refrescante, versátil e promove diversos benefícios por ser rico em cálcio, fósforo, cloro, enxofre, magnésio, potássio, sais minerais e vitaminas A, C e do complexo B.
Estes nutrientes e propriedades químicas fazem com que seja um aliado no emagrecimento, combate ao envelhecimento precoce, melhora da saúde vascular, desempenho esportivo, além de outras vantagens para o organismo
O lado bom é que quem gosta do vegetal pode comer sem culpa. Segundo a nutricionista Júlia Bergmann, tem baixo teor calórico e mais de 90% de água em sua composição e pode ser ingerido a qualquer hora do dia.
Conheça a seguir 8 benefícios do pepino para a saúde:
1 - Emagrecimento
Por ser pouco calórico, de acordo com a nutricionistas, o pepino é um excelente aliado em dietas de emagrecimento. Isso porque o vegetal é rico em fibras e água, assim, quando ingerido, aumenta a sensação de saciedade e diminui as beliscadas ao longo do dia. Ainda assim, vale lembrar que nenhum alimento isolado, se não estiver atrelado à rotina de atividade física e um planejamento alimentar sugerido por um especialista, será capaz de oferecer efeitos significativos na balança
2 - Antioxidante
Como muitos alimentos naturais, o pepino também apresenta propriedades antioxidantes. Portanto, é um vegetal que ajuda a melhorar a imunidade e prevenir o envelhecimento precoce. Uma pesquisa realizada por profissionais do Instituto de Ciências Farmacêuticas da Universidade Kurukshetra, na Índia, demonstrou que a forte presença de flavonoides e taninos em sua composição ajuda a bloquear os efeitos dos radicais livres.
3 - Faz bem para pele
Você já deve ter visto alguma cena em que alguém coloca rodelas de pepino nos olhos. À primeira vista, a ideia pode parecer estranha, mas um artigo publicado no Journal of Aging Research and Clinical Practice mostrou que a técnica é realmente eficaz. O alimento in natura ajuda a aliviar o inchaço ao redor dos olhos e reduzir a pigmentação das olheiras e possíveis inflamações. Tudo isso graças à vitamina K em sua composição.
Segundo Howard Murad, dermatologista e autor da pesquisa, este não é o único benefício. Outros compostos também trabalham protegendo a pele contra uma série de danos, como a degradação do colágeno, exposição solar e a presença de acne. Não à toa, é usado como ingrediente em diversos produtos de skincare.
![]() |
| As sementes do pepino também são nutritivas — Foto: Canva/ Creative Commoms |
4 - Melhora o desempenho físico
Segundo a nutricionista Julia Bergmann, o pepino é fonte de óxido nítrico, substância que atua como vasodilatadora. Ou seja, melhora o fluxo de oxigênio no sangue para o organismo.
“Ajuda bastante na performance na atividade física, no rendimento dos treinos”, explica Bergmann. Por isso, o vegetal pode ser um excelente pré-treino.
5 - Hidratação
Na Alemanha, pesquisadores do Instituto de Nutrição e Ciências Alimentares da Universidade de Bonn, relacionaram a ingestão de frutas e vegetais com o aumento da hidratação diária, usando como base a um grupo de 442 crianças de 4 a 10 anos. Neste sentido, o pepino é um excelente ingrediente para incentivar a hidratação, uma vez que é composto 96% de água. Manter o corpo hidratado é fundamental para garantir o funcionamento correto do organismo como um todo.
“Sua ingestão também colabora em reduzir a retenção de líquidos, principalmente em dias quentes. Além de ser super refrescante”, complementa a nutricionista.
6 - Rico em magnésio e potássio
Julia destaca dois mineiras nos quais o pepino é rico: o magnésio e o potássio. Esses micronutrientes ajudam a regular diversas funções do corpo. Primeiramente, o magnésio colabora para o relaxamento e concentração, estimulando a produção do ácido gama-aminobutírico (GABA), um aminoácido que age como um neurotransmissor que inibe o sistema nervoso central.
"Além disso, a combinação do magnésio e do potássio ajuda na saúde cardiovascular, além de atuar na prevenção de cãibras”, garante a nutricionista.
7 - Força óssea
Cem gramas de pepino oferecem 77 microgramas de vitamina K, pouco mais de 50% da ingestão diária recomendada. Conhecida por ser uma das principais responsáveis pelo fortalecimento dos ossos, a substância é extremamente importante para a saúde, principalmente a longo prazo. Segundo estudo realizado na Universidade de Pádua, na, Itália, a ingestão diária de vitamina K pode auxiliar no tratamento de pacientes osteoporóticos e com doença renal crônica, além de proteger as artérias da calcificação vascular.
8 - Propriedades antibacterianas e antifúngicas
Pesquisas também demonstram os benefícios do consumo de pepino no combate de bactéricas e fungos invasores. Levantamento da Universidade Begum Gulchemonara Trust, em Bangladesh, sugeriu extratos de acetato de etila e metanol do fruto, principalmente da semente, inibe a atuação dos principais micro-organismos patogênicos. O pepino também tem capacidade para combater enfermidades da garganta quando combinado com mel, purificar o organismo
Como plantar pepino? Aprenda!
Quem deseja ter sua própria horta pode considerar cultivar pepinos. Ainda que pareça complexo, o fruto não demanda tantos cuidados e pode, inclusive, ser plantado em vasos. O engenheiro agrônomo José Flávio Lopes indica oferecer, no mínimo, 50 centímetros de altura e 30 de diâmetro, para garantir um bom desenvolvimento do alimento
![]() |
| É possível cultivar pepino em diferentes espaços, desde lavouras a apartamentos — Foto: Canva/ Creative Commoms |
A temperatura será um ponto importante de atenção, visto que a variação ideal para os pepineiros é de 26 a 28 °C. Nos estados onde o frio prevalece, sugere-se cultivá-los em estufas, uma vez que estes vegetais costumam se desenvolver melhor em regiões de clima quente. Quanto ao solo, o especialista recomenda ser areno-argilosos, férteis e ricos em matéria orgânica
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade






















