sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Maceió tem alerta máximo para risco de colapso de mina; veja antes e depois de locais afetados



Compartilhe

Capital de Alagoas decretou estado de emergência após registrar tremor



A Defesa Civil de Maceió, capital de Alagoas, emitiu um alerta máximo e declarou estado de emergência na região da mina 18, no bairro do Mutangue. A região fica a apenas 1,5 km da Avenida Fernandes Lima, a principal da cidade. Desde 2018, a capital enfrenta um problema que afeta cinco bairros por causa da exploração de sal-gema feita pela empresa Braskem por décadas.


Segundo o Serviço Geológico do Brasil, a mina em risco tem 85 metros de largura e está a 1,1 mil metros de profundidade. Outras duas minas, a 7 e a 19, estão próximas da 18, aumentando o risco ainda mais, em caso de colapso.
 

O Terra procurou a Braskem, mas não houve um posicionamento até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.

Em nota, a Defesa Civil informou que a região próxima que corre o risco de colapso já está desabitada, incluindo o entorno. O alerta é máximo para o risco iminente de colapso da mina.

“Estudos mostram um aumento significativo na movimentação do solo na Mina 18, indicando a possibilidade de rompimento e surgimento de um sinkhole. Por precaução, a recomendação é clara: a população deve evitar transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo", diz o comunicado.

A equipe de análise da Defesa Civil ressalta também que as informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas. Na quinta-feira, 30, foi registrado um novo movimento de terra, gerando preocupação.

A Braskem realizava a extração do sal-gema em 35 minas, mas após um tremor de terra em 2018, que teve como epicentro o bairro do Pinheiro, foi iniciado um processo de preenchimento e estabilização. No entanto, até hoje o trabalho não está completo, e tem previsão para terminar em 2025, segundo revelado em reportagem do Estadão.

Bairro abandonado

As famílias são retiradas dos bairros que apresentam riscos desde 2019, e alguns bairros ficaram desertos. A seguir, veja imagens de antes e depois do deslocamento, que mostram o abandono.




Publicidade




 Publicidade
















Publicidade










Publicidade

Publicidade



Açaí Nova Cruz

Temos o melhor açaí,cerveja, wisque, conhaque, caldo, tiragosto e melhor caipirosca da Bahia .

Visite na Praça Osvaldo Ribeiro no Distrito de Nova Cruz.

Fale com Zezinho Potência 0749 9809-9942

Publicidade Google