Publicidade

Publicidade



sexta-feira, 5 de julho de 2024

Eu Te Explico #96: por que é tão difícil lidar com emoções? Entenda sucesso do filme Divertida Mente 2



Compartilhe



Cena de 'Divertida Mente 2' — Foto: Divulgação


Conversou hoje com sua ansiedade? Entendeu a chegada da raiva? Deixou a alegria sair sem medo? É tudo tão complexo que bastou o tema chegar nos cinemas e virou sucesso. Divertida Mente 2 atingiu o topo das bilheterias no mundo e arrecadou mais de um bilhão de dólares em pouco mais de duas semanas de exibição.

O filme encanta adultos e crianças por girar em torno de um debate fascinante: afinal, por que é tão difícil lidar com as diferentes emoções?

Nesta edição do podcast Eu Te Explico, o apresentador Fernando Sodake conversa com três meninas que viralizaram no Brasil após protestarem diante da falta de ingressos para assistir o filme em Ilhéus, no sul da Bahia.

Maria Júlia Fagundes Moreira, 12 anos, Karla Beatriz Souza Nascimento e Isabelle Barros de Abreu, ambas de 15 anos, contaram como Divertida Mente impactou suas vidas e como valeu a pena ter conseguido assistir depois da confusão.

"O filme retrata a realidade da maioria dos adolescentes", comentou Maria Júlia.


Maria Júlia, Karla e Isabele viralizaram por conta de protesto para assistir Divertida Mente 2; mães acompanharam a aventura — Foto: g1 BA

Participam também do episódio Alessandro Marimpietri, doutor em ciências da educação, psicólogo e neuropiscólogo, e André Davim, PHD em neurociências e autor do livro "Cérebro e vícios emocionais".

 ENTENDA: Divertida Mente 2 é um filme da Pixar, estúdio de animação conhecido por ter emplacado outros sucessos, como Toy Story, Procurando Nemo e Os Incríveis. A obra é uma sequência do primeiro filme, lançado em 2015. Agora, a personagem principal, Riley, tornou-se adolescente e lida com novas emoções, incluindo ansiedade e inveja.

O que dizem os especialistas
Para Alessandro Marimpietri, o sucesso de Divertida Mente 2 passa pelo convite feito ao público para refletir sobre questões emocionais. Ele explica que dimensões internas dos sujeitos passaram a ser colocadas em primeiro plano, como temas que precisam ser debatidos.

"O grande sucesso desse filme também se deve ao fato das pessoas estarem interessadas em entender como que funcionamos do ponto de vista emocional. (...) As emoções estão no lastro de todas as experiências humanas e, portanto, falar das emoções interessa a um grande número de pessoas."


Psicólogo Alessandro Marimpietri participa do podcast Eu Te Explico — Foto: g1 BA

Uma personagem que ganhou destaque na sequência de Divertida Mente é a ansiedade, que virou meme na internet e pautou debates nas redes sociais. De acordo com André Davim, PHD em neurociências, para reduzir os sinais da ansiedade é importante treinar o cérebro para que problemas não ocupem espaço maior do que merecem, além de focar mais em soluções para os desafios cotidianos.

"Estudos mostram que 85% de tudo que nosso cérebro cria e desencadeia alterações comportamentais relacionadas à ansiedade, não ocorre", comentou.



André Davim, PHD em neurociências, participa do podcast Eu Te Explico — Foto: g1 BA


Fonte G1 

Publicidade




Publicidade












Publicidade







                                                                        Publicidade





Açaí Nova Cruz

Temos o melhor açaí,cerveja, wisque, conhaque, caldo, tiragosto e melhor caipirosca da Bahia .

Visite na Praça Osvaldo Ribeiro no Distrito de Nova Cruz.

Fale com Zezinho Potência 0749 9809-9942

Publicidade Google