A Prefeitura Municipal de Macajuba, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, deu início, no último sábado (31), a um novo ciclo de formação continuada dos profissionais da educação. Sob a coordenação do Secretário M. de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Professor Edmilson Souza e em parceria com a “Conhecer Assessoria”, o encontro envolveu diferentes segmentos da rede municipal, promovendo momentos de escuta, troca de saberes e valorização do fazer pedagógico.
Entre os palestrantes, o professor e escritor Dr. Ed (Ednaldo José da Silva), autor do livro Psicoenergia na Educação, trouxe reflexões sobre o papel da educação no cuidado com a vida e nas relações humanas. Já a formação dos auxiliares da Creche foi conduzida pela Professora Jucielia Oliveira, com foco no cuidado, afeto e aprendizagem na Educação Infantil. Na pré-escola, a Professora Joane Santana tratou da escuta ativa e da afetividade como pilares da prática pedagógica.
A professora Alessi Mendes abordou a Educação Inclusiva como um direito, provocando importantes reflexões no campo da Educação Especial. Já os Dirigentes Escolares participaram de uma formação com Márcia Cristina Mendes Rodrigues, discutindo estratégias de gestão democrática e avaliação institucional.
Na modalidade EJA, foi realizado o 3º Círculo de Cultura com os professores da rede, sob a condução da formadora local a Professora Renata Marques. A atividade promoveu uma imersão no tema “O currículo na perspectiva da Educação Popular para e com a EJA”, fortalecendo o compromisso com uma prática pedagógica crítica e transformadora.
É assim que Macajuba segue investindo na formação dos seus educadores, reafirmando o compromisso com uma educação pública de qualidade, sensível às realidades locais e aberta ao diálogo com os sujeitos que a constroem todos os dias. E esse é só o começo: novas formações já estão sendo preparadas para contemplar outros segmentos da rede, fortalecendo ainda mais esse movimento de escuta, cuidado e transformação.
Fonte: Ascom