quinta-feira, 10 de julho de 2025

Lua do Veado: saiba tudo sobre a Lua cheia de julho



Compartilhe

 
A Lua cheia de julho, conhecida como Lua do veado • ÉRICA MARTIN/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

A Lua do Veado, como é chamada a Lua cheia de julho, atinge seu pico de luminosidade nesta quinta-feira (10).

O melhor momento para observar o satélite será após o pôr-do-sol, com a Lua nascendo na direção leste do horizonte por volta de 17h40.

"O interessante sobre a Lua cheia é que ela também parece cheia cerca de um dia antes e um dia depois do pico. Então na noite do dia 9, por exemplo, se você sair e olhar para a Lua cheia, ela parecerá efetivamente cheia. Da mesma forma, se você perder no dia 10, na noite do dia 11 ela também parecerá bastante cheia", disse Noah Petro, chefe do Laboratório de Geologia Planetária, Geofísica e Geoquímica da Nasa.

Historicamente, a Lua cheia de julho é chamada de Lua do veado porque coincide com a época do ano em que os chifres dos veados machos estão crescendo rapidamente no Hemisfério Norte, segundo o The Old Farmer's Almanac.

Outros nomes para a lua cheia de julho dados por tribos indígenas dos EUA são indicativos da temporada de verão no Norte. Os Cree, localizados principalmente no Canadá, a conhecem como Lua da muda para indicar a época do ano em que as aves estão trocando suas penas, enquanto a tribo Tlingit na Costa Noroeste do Pacífico a chama de Lua do salmão para indicar as migrações sazonais dos salmões.

Se o clima permitir, o melhor lugar para ver a Lua será em uma área com vista desobstruída do horizonte leste, acrescentou Petro. Também é recomendado evitar áreas com luzes brilhantes.

De olho nos planetas
Embora nenhum planeta esteja visível durante a lua cheia, Vênus, Júpiter e Marte farão aparições no céu noturno no final do mês, segundo a Nasa.

Nos dias 21 e 22 de julho, Vênus e Júpiter estarão visíveis baixo no horizonte, na direção nordeste, pouco antes do nascer do Sol. Os planetas aparecerão ao lado dos aglomerados estelares Plêiades e Híades, bem como da estrela Aldebaran, segundo o EarthSky. Os observadores de estrelas devem planejar acordar cedo para ver esta cativante cena matinal.

Na semana seguinte, Marte aparecerá bem acima da Lua crescente em 28 de julho e os dois estarão visíveis durante a primeira ou segunda hora após o pôr do sol na direção do horizonte oeste, de acordo com a Nasa.

Julho também marca uma ocasião histórica: o 60º aniversário do primeiro sobrevoo bem-sucedido de Marte em 1965. A sonda Mariner 4 da Nasa capturou imagens do planeta vermelho durante esse voo — as primeiras fotos de outro planeta do espaço.

Lista de próximas Luas cheias
Aguarde mais cinco luas cheias este ano, com superluas ocorrendo em outubro, novembro e dezembro.

Aqui está a lista das luas cheias restantes em 2025, de acordo com o Farmer's Almanac:

• 9 de agosto: Lua do esturjão
• 7 de setembro: Lua do milho
• 6 de outubro: Lua da colheita
• 5 de novembro: Lua do castor
• 4 de dezembro: Lua fria

Fonte: CNN Brasil 


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE










PUBLICIDADE


Açaí Nova Cruz

Temos o melhor açaí,cerveja, wisque, conhaque, caldo, tiragosto e melhor caipirosca da Bahia .

Visite na Praça Osvaldo Ribeiro no Distrito de Nova Cruz.

Fale com Zezinho Potência 0749 9809-9942

Publicidade Google