quinta-feira, 17 de julho de 2025

'Não mexe no meu Pix', Lula posta memes com indiretas a Donald Trump



Compartilhe

 
'Não mexe no meu Pix', Lula posta memes com indiretas a Donald Trump 
 Foto: Reprodução/Instagram

Além da indireta em relação à investigação do governo americano que pode ter o Pix como alvo, presidente brasileiro postou memes exaltando políticas públicas do governo federal.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) postou nesta quarta-feira (16) uma série de memes exaltando iniciativas governamentais e programas do governo federal.

Um dos memes traz a mensagem "Não mexe no meu Pix", em uma indireta a investigação do governo americano que pode ter o Pix como alvo.

"Tem Pix no bolso, sem taxa, sem enrolação, criado aqui, com tecnologia pública, para facilitar a vida de quem trabalha, vende, compra e precisa de agilidade. Não é só um meio de pagamento: é soberania digital, feita no Brasil e amada por todo brasileiro", diz a legenda da publicação de Lula.

Embora não cite diretamente o presidente Donald Trump, a postagem é uma referência à abertura de uma investigação comercial pelos EUA que pode ter como alvo o Pix, sob a suspeita de desvantagem competitiva para empresas americanas do setor financeiro.

Além do Pix, a postagem do presidente Lula cita o Bolsa Família, a transposição do rio São Francisco, a realização do Enem, o programa Mais Médicos, o Samu, entre outras iniciativas governamentais.

"Tudo isso é política pública. É Estado presente. É Brasil que não aceita ser coadjuvante no próprio desenvolvimento", escreveu Lula.

Campanha do governo

Também nesta quarta, o perfil oficial do governo postou uma imagem com a frase "O Pix é nosso, my friend [meu amigo]", outra indireta ao presidente dos Estados Unidos.

O card foi acompanhado da seguinte mensagem: "O Pix é do Brasil e dos brasileiros! Parece que nosso Pix vem causando um ciúme danado lá fora, viu? Tem até carta reclamando da existência do nosso sistema Seguro, Sigiloso e Sem taxas".



Postagem feita pelo governo Lula nas redes sociais — Foto: Reprodução/X


Apuração a pedido de Trump

Nesta terça-feira (15), o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) anunciou uma investigação contra o Brasil a pedido do presidente americano, Donald Trump.

No documento, o governo norte-americano não cita especificamente o nome do sistema Pix, mas fala em "serviços de comércio digital e pagamento eletrônico", inclusive aqueles do governo.

"O Brasil também parece se envolver em uma série de práticas desleais com relação a serviços de pagamento eletrônico, incluindo, mas não se limitando a favorecer seus serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo", diz o USTR.

Em outro trecho, fala em indícios de que o Brasil "se envolve em uma variedade de atos, políticas e práticas que podem prejudicar a competitividade das empresas americanas que atuam no comércio digital e em serviços de pagamento eletrônico".

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também defendeu o Pix em entrevista nesta quarta.

“O Pix é um sucesso”, elogiou o vice-presidente, que também citou que o desmatamento no país está reduzindo e que é um exemplo para o mundo.

Segundo Alckmin, o que precisa ser resolvido é a questão da imposição das tarifas de 50% pelo governo americano às exportações brasileiras.


PUBLICIDADE



PUBLICIDADE





PUBLICIDADE


Açaí Nova Cruz

Temos o melhor açaí,cerveja, wisque, conhaque, caldo, tiragosto e melhor caipirosca da Bahia .

Visite na Praça Osvaldo Ribeiro no Distrito de Nova Cruz.

Fale com Zezinho Potência 0749 9809-9942

Publicidade Google