Presidente dos EUA cita "tratamento terrível" de "sistema injusto", pede fim do julgamento contra ex-presidente brasileiro e critica Lula
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta quinta-feira (17) uma carta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmando que vai acompanhar de perto a situação política no Brasil, especialmente o tratamento dado a Bolsonaro e os ataques à liberdade de expressão. No texto, Trump classificou como injusto o julgamento contra o ex-presidente brasileiro e pediu que seja encerrado imediatamente.
"Tenho visto o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Este julgamento deve terminar imediatamente!”, escreveu Trump.
O republicano também elogiou Bolsonaro, dizendo não se surpreender ao vê-lo "liderando as pesquisas".
“Você foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país”.
Trump declarou compartilhar o compromisso de Bolsonaro em ouvir a voz do povo e criticou o governo Lula, que, segundo ele, promove ataques à liberdade de expressão no Brasil e nos Estados Unidos. “Expressei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa política tarifária”, disse.
Ao final, Trump afirmou esperar que o governo brasileiro mude de rumo, pare de perseguir opositores políticos e encerre o que chamou de “regime de censura”.
FONTE:sbtnews.sbt
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE