Prestar atenção em sinais de alerta é essencial para manter a segurança online e não ter dados roubados
![]() |
Conteúdos que imitam comunicações oficiais, com links maliciosos e anexos perigosos, podem ser usadas para roubar dados e instalar vírus • |
Por isso, identificar sinais de alerta é essencial para manter a segurança online. A CNN preparou dicas para manter suas ações na internet mais seguras; veja a lista abaixo.
Veja 5 maneiras de identificar e-mails falsos e evitar golpes
Preste atenção nos dados do remetente
Confira se o nome após o @ é da empresa, pois geralmente e-mails de golpes usam palavras não identificáveis, como "1234567@faturaematraso.com" ou "faturaematraso1@gmail.com", ou ainda com alterações sutis, como "suporte@emmpresa.com".
Analise links antes de clicar
Para verificar o destino do link, basta passar o cursor sobre o texto e ler a URL na parte de baixo da tela. Não clique se o endereço não for familiar e confiável.
Nunca forneça dados pessoais
Empresas não pedem informações sensíveis como senhas, números de documentos ou dados de cartão por e-mail. Se esse envio for necessário, deve ser feito no site ou na plataforma do serviço.
Se atente à formatação do e-mail
Erros de gramática e mensagens com o layout desorganizados podem ser pontos de alerta para descobrir se as informações são falsas e o texto se trata de um golpe. Fraudes muitas vezes contêm erros evidentes ou frases confusas, sinal de que não são mensagens profissionais de empresas confiáveis.
Fique atento a assuntos alarmistas
Golpes usam mensagens persuasivas para chamar a atenção do usuário -- como, por exemplo, apontar faturas e contas falsas em atraso para convencer o leitor a clicar em links ou arquivos.
Ainda, assuntos como promoções e confirmação de compras também são usados para enganar os clientes.
Fonte; CNNBRASIL
PUBLICIDADE