Narrador Inteligente
Ouvir Matéria
Durante exibição do "Fantástico", o apresentador Lucas Gutierrez surpreendeu espectadores ao dizer que a emissora não poderia exibir lances da partida durante o programa.
Na noite do último domingo (28/9), espectadores do “Fantástico” foram pegos de surpresa durante a exibição do quadro “Gols da rodada”, apresentado por Lucas Gutierrez. O responsável pelo quadro informou que a Globo não iria conseguir transmitir lances da partida entre Corinthians e Flamengo pelo fato da emissora “não possuir direitos de transmissão” e por não conseguir viabilizar o recebimento do material pela emissora dona dos direitos que, no caso, era a Record. O Portal LeoDias apurou nos bastidores que o fato vai além de questões comerciais e técnicas e esbarra em, principalmente, uma cláusula contratual.
A fala de Gutierrez ao dizer que a emissora “não possuía” direitos de transmissão da partida causou surpresa, uma vez que embora ela não esteja tecnicamente errada, também não está correta. A Globo possuía sim direitos de transmissão do jogo, no entanto, apenas para as plataformas de assinatura “pay per view”, que consiste no serviço Premiere, vendido em operadoras de TV fechada e no Globoplay. A emissora inclusive realizou duas transmissões simultâneas da partida no Premiere, uma comandada pelo narrador Paulo Andrade e outra pela equipe do “Charla Podcast”, de Bruno Cantarelli e Beto Júnior.
Flamengo é o principal representante de audiência na Libra, enquanto o Corinthians alavanca os números da LFU/Foto: Vilmar Bannach
Matheuzinho, do Corinthians, levou solada de Bruno Henrique, do Flamengo, ficando com um corte na cabeça (Reprodução)
Acontece que, de fato, a emissora da família Marinho estava impedida de transmitir o jogo em TV aberta, que foi televisionado pela Record e pela Cazé TV, no YouTube. Segundo apurado pelo Portal LeoDias, no contrato firmado pela emissora de Edir Macedo para exibição do campeonato, há uma cláusula contratual que impõe um embargo de uma hora para que qualquer outra emissora de TV aberta possa transmitir lances da partida.
Como a partida se encerrou por volta das 22h30, e o Fantástico se encerrou por volta das 23h30, como prazo de 1h não poderia ser cumprido, a Globo optou por não mostrar lances da partida. Ainda segundo fontes na Record, a relação com a emissora carioca “nunca esteve tão boa”. Após o fim do embargo, a Globo está autorizada a transmitir lances da partida normalmente em sua programação.
Entenda a divisão dos direitos de transmissão do Brasileirão
A divisão dos direitos de transmissão do Brasileirão 2025 ficou marcada pelo ineditismo do modelo implementado a partir da Lei do Mandante, separando os clubes em dois blocos: Libra e Liga Forte União (LFU). A Globo fechou acordo com ambas as ligas, sendo exclusiva dos jogos da Libra e compartilhando os confrontos da LFU com Record (TV aberta e streaming Play Plus), CazéTV (YouTube) e Prime Video (streaming), além da exibição simultânea em diferentes plataformas do grupo Globo, como TV aberta, SporTV e Premiere.
A transmissão de cada jogo depende do clube mandante, conforme determina a nova legislação. Assim, partidas de times da Libra são transmitidas exclusivamente pela Globo, enquanto jogos da LFU podem ser vistos também na Record, na CazéTV e no Prime Video, em rodadas específicas. No total, o espectador do Brasileirão tem à disposição até quatro plataformas diferentes para acompanhar as partidas da Série A, ampliando o alcance do campeonato e a disputa por audiência entre os players do mercado brasileiro.
Fonte: Portal Léo Dias
Publicidades

















.gif)







