![]() |
Chegou ao SUS um remédio de última geração para tratar câncer de mama. Ele é capaz de reduzir a mortalidade em até 50%. - Foto: João Risi/MS |
Outubro Rosa começa com uma notícia boa. Chegou ao SUS esta semana o remédio para tratar câncer de mama. O medicamento de última geração é capaz de reduzir em até 50% a mortalidade de pacientes com a doença do tipo HER2-positivo, um câncer muito agressivo faz crescer as células doentes.
O medicamento é indicado para mulheres que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos de câncer de mama HER2- positivo em estágio III, informou o Ministério da Saúde.
Além do insumo, o ministério negocia a compra de inibidores de ciclinas indicados para o tratamento de câncer de mama avançado ou metastático com receptor hormonal positivo e HER2- negativo.
Segundo a pasta, a portaria que autoriza a compra descentralizada desses medicamentos, por meio da Autorização de Procedimento de Alta Complexidade, será publicada ainda neste mês.
A chegada ao SUS
O investimento total do governo para tratar mulheres com câncer de mama é de R$ 159,3 milhões.
Ao todo, o governo prepara quatro lotes do medicamento. Nessa primeira remessa foram entregues 11.978 unidades.
Próximas entregas
As próximas entregas estão previstas para dezembro de 2025, e março e junho de 2026.
Os insumos atenderão 100% da demanda atual pelo medicamento no SUS e vão beneficiar 1.144 pacientes apenas em 2025.
![]() |
No Outubro Rosa, o SUS recebe um remédio de última geração para tratar câncer de mama. – Foto: José Cruz/Agência Brasil – Arquivo |
Fonte:só noticia boa
PUBLICIDADE