Franciele Renata Drummond, de 41 anos, após conviver 26 anos com a doença, fez uma cirurgia para retirada da lesão
A endometriose é o crescimento de tecido semelhante do endométrio fora do útero e atinge geralmente os ovários e intestino, mas em raros casos, pode se manifestar em outras partes do corpo, como no coração e ganha o nome de endometriose torácica. É o caso de Franciele Renata Drummond, de 41 anos, conforme contou sua história para o Metrópoles.
No dia 27 de outubro deste ano de 2025, ela se submeteu a um procedimento para remover a lesão no Hospital Vila Nova Star em São Paulo. A equipe médica contou com tecnologia robótica para acessar a membrana que envolve o coração, o pericárdio.
Por 26 anos a mulher viveu com dores e sintomas entendidos como ansiedade ou problemas cardíacos. Ela contou que a dor era comum à noite, quando se deitava: “Era uma sensação de inflamação nas costelas, uma queimação que às vezes latejava. O coração acelerava, eu sentia uma taquicardia que me fazia pensar que estava tendo um infarto. Cheguei a ouvir que era coisa da minha cabeça, porque todos os exames cardíacos davam normais”.
A dor no peito, cíclica e ligada ao período menstrual, foi o sintoma que levou os médicos a diagnosticarem a endometriose torácica, descoberta feita por meio de exames de imagem. Após a retirada da lesão na região, o material foi analisado e confirmou a suspeita.
Devido ao local sensível, médicos escolheram realizar a cirurgia robótica, com movimentos precisos e visão tridimensional ampliada, essenciais para acessar o tórax e operar próximo ao coração com a devida segurança.
A cirurgia foi um sucesso! Franciele teve rápida recuperação, não precisou ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e recebeu alta hospitalar poucos dias depois:
“Foi uma explosão de sentimentos. Senti alívio, medo, alegria, tristeza e gratidão. Depois de tanto tempo convivendo com dor e incerteza, finalmente entender a causa dos meus sintomas trouxe uma sensação imensa de paz”.
Foto mostra procedimento com Cirurgia robótica para tratar caso raro de endometriose no coração/ Reprodução Metrópoles Fonte: Portal Léo Dias
PUBLICIDADE




















