Publicidade

Publicidade



quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Abertura da janela tem nove clubes bloqueados pela FIFA; veja quais são



Compartilhe

                                 


Restrições por pendências financeiras atingem equipes do futebol masculino e feminino no início do mercado de 2026

(Reprodução Fernando Torres/ CBF )

A primeira janela de transferências do futebol brasileiro em 2026 foi aberta na segunda-feira (5/1) com prazo de funcionamento até o dia 3 de março. Durante o período, os clubes estão autorizados a registrar atletas por meio de compra, empréstimo ou rescisões contratuais ocorridas dentro do regulamento. No entanto, nove equipes iniciam o mercado impedidas de registrar novos jogadores em razão de transfer ban imposto pela FIFA.

A sanção é aplicada quando há pendências financeiras não resolvidas junto a clubes, atletas ou agentes e impede o registro de jogadores enquanto a situação não for regularizada. Mesmo com contratos assinados ou negociações concluídas, os atletas não podem ser inscritos no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até que as dívidas sejam quitadas ou as decisões que motivaram a punição sejam cumpridas.

Entre os clubes afetados estão Corinthians e Botafogo. No futebol masculino, também aparecem Ponte Preta, Amazonas, Ipatinga-MG, Miramar-PB e Colorado-PR. No futebol feminino, Avaí Kindermann e Real Brasília-DF completam a lista de equipes sob restrição no início da janela.

No caso do Corinthians, o transfer ban decorre de uma dívida estimada em cerca de R$ 40 milhões com o Santos Laguna, do México, referente à contratação do zagueiro Félix Torres. O clube paulista está sob punição desde 12 de agosto de 2025. Já o Botafogo entrou no cadastro de clubes punidos pela Fifa em 30 de dezembro, em razão de pendências relacionadas à negociação do meia Thiago Almada com o Atlanta United, dos Estados Unidos, em operação que gira em torno de R$ 115 milhões.

Na prática, o transfer ban interfere diretamente no planejamento esportivo das equipes. Em alguns casos, jogadores já contratados ficam impedidos de atuar, enquanto em outros as diretorias precisam trabalhar com elencos reduzidos ou recorrer a atletas das categorias de base até que a situação seja resolvida.

A liberação do registro de novos jogadores só ocorre após a regularização total das pendências financeiras junto à Fifa. Até lá, os clubes seguem impedidos de utilizar o mercado, mesmo com a janela oficialmente aberta.

A segunda janela de transferências do futebol brasileiro em 2026 está prevista para o período entre 20 de julho e 11 de setembro.

No futebol masculino, estão sob transfer ban o Corinthians, desde 12 de agosto de 2025; o Botafogo, desde 30 de dezembro de 2025; a Ponte Preta, desde 23 de setembro de 2025; o Amazonas, desde 29 de setembro de 2025; o Ipatinga-MG, desde 8 de agosto de 2025; o Miramar-PB, desde 12 de setembro de 2025; e o Colorado-PR, punido desde 22 de janeiro de 2020.

No futebol feminino, as restrições atingem o Avaí Kindermann, desde 7 de outubro de 2025, e o Real Brasília-DF, desde 29 de janeiro de 2025.

Fonte: Portal Léo Dias 


   PUBLICIDADE      



PUBLICIDADE      


                    
                        PUBLICIDADE      





PUBLICIDADE      






                                                        
                       






Açaí Nova Cruz

Temos o melhor açaí,cerveja, wisque, conhaque, caldo, tiragosto e melhor caipirosca da Bahia .

Visite na Praça Osvaldo Ribeiro no Distrito de Nova Cruz.

Fale com Zezinho Potência 0749 9809-9942

Publicidade Google