Publicidade

Publicidade



sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Britânico que teve câncer na língua alerta sobre a importância da vacina contra HPV



Compartilhe

Narrador Inteligente Ouvir Matéria

 



Anthony Perriam foi diagnosticado com câncer em 2023, após sentir um caroço na mandíbula




Homem do País de Gales passou por cirurgia, quimioterapia e radioterapia
Cardiff and Vale University Health Board

Depois de quase perder a língua por um tumor, um homem de Cardiff, capital do País de Gales, fez um alerta sobre a importância da vacinação. Pai de dois filhos, Anthony Perriam foi diagnosticado com câncer de cabeça e pescoço, relacionado ao HPV, após sentir um caroço na mandíbula, em 2023.

“Eu só tinha ouvido falar do HPV em relação ao câncer do colo do útero. Não fazia ideia de que pudesse causar cânceres como esse, especialmente em homens”, disse o britânico.

Desde então, enfrentou uma longa batalha contra o câncer. O tratamento incluiu uma cirurgia utilizando o robô Da Vinci, quimioterapia e radioterapia. Para Perriam, a cirurgia foi tranquila comparada com a radioterapia, que o fez perder 22 quilos.

“Toda a minha saliva desapareceu. Até beber era difícil, pois tudo virava pó na minha boca. Eu estava tão fraco que acabei precisando de uma cadeira de rodas. Ser levado pelo corredor até a sala de radioterapia começou a afetar minha saúde mental. Mas minha família me deu a motivação para superar isso – e eu queria viver para ver meu aniversário de 40 anos."

Atualmente, Anthony mantém apenas o acompanhamento de longo prazo e conta sua história para incentivar outros pais a vacinarem seus filhos enquanto ainda são jovens, especialmente quando a vacina é oferecida na escola.

Ele também ressalta a importância de fazer exames de rotina e investigar qualquer caroço ou anomalia no corpo. “Considero-me uma pessoa de sorte por ainda conseguir comer e falar, mas se tivesse esperado muito mais tempo, poderia ter perdido a língua ou até mesmo morrido. A vacina contra o HPV pode ajudar a prevenir o tipo de sofrimento que eu e minha família passamos.”


Fonte: Notícias R7 


Açaí Nova Cruz

Publicidade Google