Narrador Inteligente
Ouvir Matéria

Um internauta divulgou no Grupo Deixa Comigo Macajuba de WhatsApp um fenômeno fascinante como algo tão bonito tem uma explicação física e meteorológica tão lógica.
Como você notou, o fenômeno ocorre a grandes altitudes (entre 5 km e 12 km). As nuvens responsáveis são as Cirrostratus. Elas são tão finas que parecem um véu transparente, mas são compostas inteiramente por minúsculos cristais de gelo em formato hexagonal.
O halo solar mais comum é conhecido como o halo de 22°. Isso acontece porque a luz entra em uma face do cristal de gelo e sai por outra, sofrendo um desvio exato de 22 graus. É por isso que o anel tem sempre o mesmo tamanho aparente no céu, independentemente de onde você esteja.
O halo solar é frequentemente um indicador antecipado:
As nuvens Cirrus costumam ser as primeiras a chegar antes de uma frente quente ou de um sistema de baixa pressão que traz a frente fria.
Isso significa que, embora o dia estava ensolarado no momento do halo, há uma grande chance de chuva ou queda de temperatura nas próximas 24 a 48 horas.
O magnifico fenômeno foi registrado em Macajuba por volta das 11:13 da manhã deste sábado, lembrando que o tempo segue entre sol e chuva.
Veja o vídeo:
















