Sem reunião prévia, escola decide transferir turmas de 6º e 7º ano para o turno matutino; pais alegam falta de respeito e tentativa de "forçar" adesão ao ensino integral. .jpeg)
A comunidade escolar do Colégio José Pires, na sede do município de Macajuba, está em pé de guerra. O motivo? Uma decisão unilateral da direção que mudou drasticamente a rotina de centenas de famílias. Historicamente, os alunos da sede tinham a prioridade de cursar o 6º e 7º ano no turno vespertino (tarde), mas, de forma repentina, foram informados de que todas essas turmas passarão a funcionar apenas no turno matutino (manhã).
A principal reclamação dos pais não é apenas a mudança de horário em si, mas a forma como ela foi conduzida: sem uma única reunião, sem ouvir as famílias e sem considerar as particularidades de quem trabalha.
"Como se toma uma decisão dessas sem consultar os pais? Muitos de nós trabalhamos à tarde. Uma criança de 11 ou 12 anos vai ficar a tarde toda sozinha em casa sem supervisão de um adulto?", questiona uma mãe indignada, que prefere não se identificar. Para muitos, a atitude soa como falta de respeito: "Os pais são o quê? Não somos ouvidos?".
Nos bastidores, a leitura de grande parte dos responsáveis é uma só: a mudança seria uma estratégia para forçar os pais a matricularem os filhos no Ensino Integral. No entanto, o descontentamento com o modelo é grande. Além do desgaste físico dos alunos — que passariam o dia na escola e ainda teriam que estudar para provas ao chegar em casa à noite —, há críticas severas à alimentação servida.
Relatos indicam que o cardápio é repetitivo e que muitos alunos não se adaptam à merenda ou ao almoço oferecido, correndo o risco de passar o dia com uma alimentação inadequada.
A direção do Colégio José Pires, por meio de Ronaldo de Jesus disse, que é importante os pais se adaptarem aos horários da escola e que o tempo integral é opcional.
Deixa Comigo Macajuba 14 anos O Blog do Povo Macajubense
.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 . 16:41
Mudança repentina no Colégio José Pires gera revolta e indignação entre pais de alunos
Compartilhe
Narrador Inteligente
Ouvir Matéria
















