Um arrombamento seguido de furto em um veículo, registrado no último sábado, dia 14 de fevereiro, no Vale do Capão, na Chapada Diamantina, reacendeu o debate sobre segurança nos pontos turísticos da região.
Um grupo de turistas da cidade de Lapão relatou nas redes sociais que, após estacionar o carro para fazer a trilha da Cachoeira Poço dos Patos, retornou e encontrou o veículo com o vidro quebrado e toda a bagagem furtada. Além dos prejuízos materiais, o grupo destacou o abalo emocional e a sensação de insegurança diante do ocorrido.
“'Meu lugar favorito no mundo, refúgio de paz, tranquilidade e de conexão com a natureza', era dessa forma que eu via o Vale do Capão a cada visita que fazia. No entanto, ontem (Sábado, 14/02/26) tivemos uma experiência contrária. Como de costume, estacionamos o carro e descemos a trilha da Cachoeira Poço dos Patos, quando retornamos, fomos surpreendidos por um vidro quebrado e TODA nossa bagagem roubada", relatou o grupo.
"Não foram só bens materiais. Foram planos, tempo, dinheiro e a sensação de tranquilidade que foram levados. Vale do Capão está crescendo, recebendo cada vez mais visitantes, mas junto com esse crescimento parece vir também a ação de pessoas que se aproveitam da confiança dos turistas", continuou eles.
"Registramos o boletim de ocorrência, confiando que as providências serão tomadas. Mas fica o abalo emocional, a quebra da sensação de segurança e a tristeza de ver um destino tão especial marcado por uma experiência tão traumática. Que esse relato sirva de alerta. E que as autoridades olhem com atenção para a segurança nos pontos turísticos, para que outras pessoas não precisem passar pela mesma dor e sensação de impotência que estamos vivendo", finalizou os turistas.
O boletim de ocorrência foi registrado em Palmeiras e até o momento não há esclarecimentos sobre o caso.
O episódio acende um alerta importante: com o crescimento do turismo, é fundamental que haja reforço na segurança, especialmente em áreas de grande circulação de visitantes. Garantir proteção e tranquilidade é essencial para preservar a imagem do destino e assegurar que turistas possam aproveitar as belezas naturais com confiança e paz.
Fonte: @chapadadiamantina_nationalpark



















