Publicidade

Publicidade



segunda-feira, 13 de abril de 2026

"Colégio Estadual Carlito de Carvalho ultrapassou todos os limites do aceitável" Diz aluna



Compartilhe

Narrador Inteligente Ouvir Matéria

" O Colégio Estadual Carlito de Carvalho ultrapassou todos os limites do aceitável. O que deveria ser um direito básico garantido está sendo tratado como um “favor” que só acontece em dias de fiscalização.


A gestão precisa responder: qual é a merenda que vai sustentar um aluno até a hora de chegar em casa? Como esperar que um jovem tenha energia para estudar, focar e se desenvolver recebendo apenas um lanche às 10:20, quando o que ele precisa é de uma refeição completa?


Uma merenda não substitui o almoço. É impossível manter o corpo e a mente funcionando quando a única perspectiva é chegar em casa às 14h ou 15h da tarde para finalmente fazer a PRIMEIRA refeição de VERDADE do dia.

E a situação se agrava ainda mais com o aumento da carga horária no turno da manhã. Os alunos estão passando mais tempo dentro da escola, com mais exigências e responsabilidades, mas sem o mínimo necessário para se manterem: alimentação adequada. Enquanto isso, os turnos da tarde e da noite seguem com a mesma carga horária, o que levanta outra questão importante: se é para aumentar o tempo de permanência, que isso seja feito de forma justa e organizada em todo o colégio, e com a devida estrutura para sustentar essa mudança.


A humilhação não para na falta de comida. Sem o almoço no colégio, os alunos são obrigados a ficar na rua, passando fome, aguardando o transporte escolar sair. É um cenário desolador: estudantes cansados, com fome e expostos, esperando o carro para só chegar em casa no meio da tarde.


🚨 O Teatro para o NTE!!

Ficou feio para a direção: nesta semana teve almoço, mas muita gente percebeu o motivo. O NTE (Núcleo Territorial de Educação) estava presente. Ou seja, a comida existe, a estrutura existe, o que falta é o respeito diário. É vergonhoso usar a alimentação como maquiagem para esconder a realidade dos alunos. 

Os alunos não aceitam mais o discurso de “estamos resolvendo”. Desde o começo do ano letivo, a promessa do almoço foi feita e, até agora, nada de concreto. As cobranças vão, mas a resposta é o silêncio ou pratos vazios.


E fica também um recado direto: se o diretor está “cansado”, então que tenha a responsabilidade de reconhecer isso e dar espaço para alguém que esteja disposto a cuidar melhor dos nossos alunos. Educação não é lugar para descaso, muito menos para acomodação."

Texto enviado por aluna, sobre as reclamações o Diretor Renan Macedo disse que não irá se pronunciar por enquanto.



Deixa Comigo Macajuba 15 anos O Blog do Povo Macajubense.

Açaí Nova Cruz

Publicidade Google