Publicidade

Publicidade



quinta-feira, 10 de setembro de 2026

Escola no distrito de Nova Cruz gera polêmica ao advertir aluno por causa de calçado; mães protestam



Compartilhe

Narrador Inteligente Ouvir Matéria


 Uma cobrança rígida em relação ao fardamento escolar na Escola Eurides Teles, localizada no distrito de Nova Cruz, em Macajuba, gerou indignação e protestos por parte de pais de alunos nesta semana. O caso veio à tona após o desabafo de uma mãe, que procurou a reportagem do Deixa Comigo Macajuba para relatar o que considera um "absurdo" pedagógico e social.

De acordo com o relato da mãe, seu filho recebeu uma advertência formal da instituição pelo único motivo de não estar calçando tênis. Ela pontua que a medida vai contra o próprio discurso de acolhimento e permanência do estudante na sala de aula.
"Falam tanto em manter a criança na escola, mas não pensam no conforto dos alunos. Isso não aconteceu só com o meu filho não, vem acontecendo sempre", desabafou a mãe, que preferiu não se identificar.
Falta de assistência e apelo por flexibilidade
A grande crítica das famílias gira em torno da falta de flexibilidade da gestão escolar, especialmente considerando a realidade socioeconômica local. Os pais argumentam que, se a unidade de ensino exige um calçado específico, deveria fornecê-lo de forma gratuita, o que não acontece.
A comunidade escolar agora faz um apelo público direcionado aos superiores e à Secretaria de Educação para que haja bom senso. O pedido é para que a escola libere o uso de qualquer tipo de calçado limpo e seguro — como sandálias ou chinelos —, priorizando o bem-estar da criança e o direito constitucional à educação sobre as regras estéticas do uniforme.
O que diz a direção da escola
Procurada pela equipe do Deixa Comigo Macajuba, a direção da Escola Eurides Teles preferiu não detalhar os motivos da aplicação das advertências. Em nota curta, a gestão informou apenas que se trata de um "assunto interno da escola" e orientou que as mães e responsáveis insatisfeitos procurem diretamente a secretaria da instituição para dialogar e resolver o impasse.
O espaço segue aberto para que a Secretaria Municipal de Educação de Macajuba se pronuncie sobre as diretrizes de fardamento nas escolas da rede pública da cidade.
Deixa Comigo Macajuba – 15 anos sendo O Jornal do Povo Macajubense.

Açaí Nova Cruz

Publicidade Google