Publicidade

Publicidade




quinta-feira, 22 de outubro de 2026

Semana é marcada por reclamações de falta de água na parte alta de Nova Cruz e em Santa Luzia



Compartilhe

Narrador Inteligente Ouvir Matéria

 Moradores de Santa Luzia relatam mais de 30 dias sem abastecimento regular; em Malhada Nova, moradores afirmam estar com os tanques secos e pedem providências à Embasa.

A falta de água voltou a gerar reclamações em comunidades de Macajuba. Nesta semana, o Deixa Comigo Macajuba recebeu manifestações de moradores da parte alta do distrito de Nova Cruz, do povoado de Santa Luzia e da região de Malhada Nova, que cobram providências da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Santa Luzia: moradores relatam mais de 30 dias sem água



No povoado de Santa Luzia, a moradora Tânia Macedo Oliveira reclama da falta de abastecimento e questiona a situação enfrentada pela comunidade.

Segundo ela, já faz mais de 30 dias que a água não é fornecida regularmente.

“Gostaríamos de saber da Embasa se o povo do povoado de Santa Luzia só tem deveres e direitos não? Porque é isso que nos parece”, questionou.

Tânia também criticou a situação das cobranças durante o período de desabastecimento.

“Se não pagar a conta em dias, a Embasa desliga nosso sistema de fornecimento, mas podemos pagar contas do que não usamos?”, declarou a moradora, pedindo uma solução para o problema.

Malhada Nova: moradores estão com os tanques secos

Na região de Malhada Nova, a situação também preocupa. Uma moradora procurou o Deixa Comigo Macajuba e pediu ajuda para levar a reclamação à Embasa.

“Cris, vê aí com a Embasa pra soltar água pra gente aqui. Estamos com os tanques secos. Da escola pra baixo ninguém mais tem água. Estamos numa situação precária”, relatou.

A manifestação demonstra a preocupação dos moradores, que dependem do abastecimento para realizar atividades básicas do dia a dia.

Parte alta de Nova Cruz também registra reclamações

As queixas sobre a falta de água também chegam da parte alta do distrito de Nova Cruz, ampliando as reclamações relacionadas ao abastecimento no município.

O que diz a Embasa?

A gerência local da Embasa em Macajuba informou que a situação está relacionada a uma parada no sistema.

Os moradores aguardam a regularização do fornecimento e uma previsão para que a água volte a chegar às localidades afetadas.

O Deixa Comigo Macajuba continuará acompanhando as reclamações e mantém o espaço aberto para novos esclarecimentos da Embasa sobre as causas do problema e a previsão de normalização do abastecimento.

Deixa Comigo Macajuba — 15 anos dando voz ao povo macajubense.

Açaí Nova Cruz

Publicidade Google