terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Secretaria de Obras Intensifica Manutenção e Recuperação de Calçamentos em Macajuba

      


A Secretaria de Obras de Macajuba está realizando serviços de manutenção e recomposição das calçadas em importantes vias da cidade. A intervenção inclui reparos destinados ao nivelamento das áreas, visando melhorar a segurança e a mobilidade de pedestres e motoristas.

Paralelamente, a Prefeitura dá continuidade à recuperação dos calçamentos, reforçando o compromisso com a infraestrutura urbana e a qualidade de vida da população.









Fonte: Ascom

                         

PUBLICIDADE      



PUBLICIDADE      


                    
                        PUBLICIDADE      





PUBLICIDADE      






                                                        
                       

"Respeito opinião dos meus enteados, mas penso diferente", diz Michelle ao rebater críticas sobre apoio a Ciro Gomes

                                 



Ex-primeira-dama reafirma em nota não aceitar aliança com tucano e divulga vídeos com ataques do ex-governador do Ceará a Bolsonaro

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) | Divulgação/PL


A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (2) que respeita a opinião dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas que "pensa diferente". As declarações foram dadas por meio de uma nota divulgada na madrugada em seu perfil no Instagram. O recado de Michelle veio logo após a polêmica sobre apoio do Partido Liberal (PL) a Ciro Gomes (PSDB) na disputa pelo governo do Ceará nas eleições de 2026.

No texto, Michelle disse que não vai responder às falas dos enteados – senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) –, mas reforçou que discorda deles.

"Eu respeito a opinião dos meus enteados, mas penso diferente e tenho o direito de expressar meus pensamentos com liberdade e sinceridade", escreveu.




Michelle postou nota de esclarecimento no Instagram | Reprodução/Instagram

Sem mencionar a prisão do marido, Michelle também disse que compreende a dor da família diante do momento vivido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em outro trecho, a ex-primeira-dama disse:

"Amo o meu marido, a minha filha e amo a vida dos meus enteados. (…) Quero lutar junto com eles pela liberdade e pela vida do meu marido, porque o amo, cuidarei dele e o defenderei com unhas e dentes, como uma leoa que defende a sua família."

Ela repetiu que não aceita apoiar Ciro Gomes e pediu compreensão dos filhos.

"Peço aos meus enteados que me entendam e me perdoem. Não foi minha intenção contrariá-los", escreveu. Apesar do pedido, Michelle manteve a posição de rejeitar qualquer aproximação com o tucano. "Eu jamais poderia concordar em ceder o meu apoio à candidatura de um homem que tanto mal causou ao meu marido e à minha família", acrescentou.

Michelle também postou vídeos com críticas de Ciro à família Bolsonaro no passado e disse: "Jamais negociarei os meus valores" | Reprodução/Instagram

Logo após a nota, publicada nos stories do Instagram, para embasar sua posição, Michelle divulgou uma sequência de vídeos de entrevistas de Ciro Gomes (recortes de podcasts e aparições na imprensa) em que ele faz duras críticas ao ex-presidente e à família Bolsonaro.

Em seguida, compartilhou também um print de matéria em que Aécio Neves, novo presidente do PSDB, legenda de Ciro, afirma que o partido não apoiará a família Bolsonaro em 2026.

O que aconteceu

O desconforto de Michelle Bolsonaro se tornou público durante um evento do PL no Ceará, reduto eleitoral de Ciro Gomes. Na ocasião, ela criticou o deputado André Fernandes (PL-CE), apontado como articulador da aproximação entre o partido e Ciro, recém-filiado ao PSDB.

"Tenho orgulho de vocês. Mas fazer aliança com um homem que é contra o maior líder da direita? Isso não dá", declarou Michelle no encontro.

Ela defendeu que o PL apoie o senador Eduardo Girão (Novo-CE) ao governo do estado. O tema deve ser tratado na reunião marcada pela sigla.

Nas redes sociais, Carlos e Eduardo Bolsonaro reagiram contra as críticas da madrasta a André Fernandes. Segundo eles, uma eventual articulação com Ciro teria sido orientada pelo próprio Jair Bolsonaro.

Antes, o senador Flávio Bolsonaro já havia saído em defesa do deputado:

"A Michelle atropelou o próprio presidente Bolsonaro, que havia autorizado o movimento do deputado André Fernandes no Ceará", afirmou.

Leia nota divulgada por Michelle Bolsonaro:

"NOTA DE ESCLARECIMENTO

Muitos têm me perguntado se vou responder às manifestações dos meus enteados:

Não vou!

Vivemos tempos difíceis. Enfrentamos tempestades de injustiças em mares de perseguição agitados. Nesses períodos, é normal que os nervos fiquem a flor da pele e podemos vir a machucar aqueles a quem jamais gostaríamos de magoar.

Amo o meu marido, a minha filha e amo a vida dos meus enteados. Eu entendo e sofro a dor deles porque ela também é a minha dor. Quero lutar junto com eles pela liberdade e pela vida do meu marido porque o amo, cuidarei dele e o defenderei com unhas e dentes, como uma leoa que defende a sua familial

Eu respeito a opinião dos meus enteados, mas penso diferente e tenho o direito de expressar meus pensamentos com liberdade e sinceridade. Antes de ser uma lider política, eu sou mulher, sou mãe, sou esposa e, se tiver que escolher entre ser política, mãe ou esposa, ficarei com as duas últimas opções.

Cada pessoa é livre para tomar as suas decisões, e eu o faço considerando, coerentemente, os meus valores, a minha fé e os princípios de uma política honesta, limpa e que verdadeiramente transforme a vida das pessoas - é nisso que acredito e é por esses objetivos que tenho trabalhado todos os dias.

Diante disso, eu jamais poderia concordar em ceder o meu apoio à candidatura de um homem que tanto mal causou ao meu marido e à minha família. Como apoiar (ou deixar de, caridosamente, admoestar quem apoia) um homem que foi responsável por implantar a narrativa que rotulou o meu marido como genocida?

Como ficar feliz com o apoio à candidatura de um homem que xinga o meu marido o tempo todo de ladrão de galinha, de frouxo e tantos outros xingamentos? Como ser conivente com o apoio a uma raposa política que se diz orgulhoso por ter feito a petição que levou à inelegibilidade do meu marido e se diz satisfeito com a perseguição que ele tem sofrido?

Como eu olharia nos olhos da minha filha quando ela um dia me questionasse por que eu teria apoiado (ou não falei nada quando pessoas do meu partido apoiaram) o homem que tanto mal fez ao pai dela? Desculpem-me; não sou assim! Acredito em uma política diferente. Nao basta derrotar o PT e a esquerda; é preciso fazê-lo mantendo-nos fieis aos nossos valores e agirmos de maneira coerente com eles.

Foi por isso, e apenas por isso, que me manifestei no Ceará. Não podia ficar calada diante desses acontecimentos. Meu marido tem um coração bom (bom até demais!) e, por isso, tenho o dever de defendê-lo e de me manifestar contra situações que eu sei, serão prejudiciais a ele. Ciro Gomes não é e nunca será de direita. Nunca defenderá os nossos valores. Sempre sera um perseguidor e um maledicente contra Bolsonaro.

No evento, vi nos olhos do povo que ama Bolsonaro, o mesmo desconforto e insatisfação que eu sinto. Penso que derrotar o PT dessa forma, seria o mesmo que trocar Joseph Stalin por Vladimir Lenin.

Aqueles que defendem essa aliança, são livres para continuar com ela, mas não deveriam me criticar por não aceitá-la. Eu tenho o direito de não aceitar isso, ainda que essa fosse a vontade do Jair (ele não me falou se é).

Muitas vezes, somos nós, esposas, que somos chamadas a mostrar aos nossos maridos que eles podem estar errando. Isso é normal em qualquer casamento e um precisa ajudar o outro. No episódio de Fortaleza, eu fui apenas uma esposa defendendo o seu marido e a sua família de um homem que sempre nos atacou.

Peço aos meus enteados que me entendam e me perdoem. Não foi minha intenção contraria-los. Eu, assim como eles, quero apenas o melhor para o nosso herói, seu pai, meu esposo e o maior lider que esse pais ja teve - Jair Messias Bolsonaro.


Com carinho.


Michelle Bolsonaro"


Fonte: SBT News 


   PUBLICIDADE      



PUBLICIDADE      


                    
                        PUBLICIDADE      





PUBLICIDADE      






                                                        
                       

Prefeitura de Macajuba realizará ação voltada à saúde dos homens

                                 



A Prefeitura de Macajuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove entre os dias 04 e 06 de dezembro a Ação Saúde dos Homens, iniciativa que reforça a importância da prevenção e do acompanhamento regular da saúde masculina. As atividades ocorrerão nas unidades de saúde do município, em horários estratégicos para facilitar a participação da população.

No dia 04 de dezembro, a ação será realizada às 18h, na USF Clemenceau Teixeira. No dia 05, também às 18h, a programação segue na USF de Nova Cruz. Já no dia 06 de dezembro, as atividades acontecem às 08h, novamente na USF Clemenceau Teixeira.

A iniciativa contará com toque retal realizado por médico urologista, além de vacinação, testes rápidos, atendimento médico e atendimento odontológico. Os participantes também concorrerão ao sorteio de brindes.

A Secretaria de Saúde orienta que todos os homens que comparecerem levem o resultado do exame PSA, além de RG e Cartão SUS.

A ação busca fortalecer o cuidado preventivo, ampliando o acesso aos serviços de saúde e incentivando o diagnóstico precoce de doenças que afetam diretamente a população masculina.



Fonte: Ascom


   PUBLICIDADE      



PUBLICIDADE      


                    
                        PUBLICIDADE      





PUBLICIDADE      






                                                        
                       

Jovem morto por leoa foi preso e internado em hospital psiquiátrico no Recife antes do incidente

    

Gerson de Melo Machado, de 19 anos, tinha transtornos mentais diagnosticados tardiamente, e lutava por reconhecimento e cuidado devido do Estado

Gerson de Melo Machado, jovem de 19 anos morto após entrar na jaula de uma leoa no Parque Arruda Câmara(Bica), em João Pessoa-PB - Foto: Redes Sociais/Reprodução; TV Correio/Reprodução

Gerson de Melo Machado, jovem de 19 anos que morreu após entrar na jaula de uma leoa no Parque Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa, na Paraíba, foi preso duas vezes em Pernambuco pouco menos de dois meses antes do incidente fatal do último domingo (30).

Nas duas ocasiões, Gerson, que era conhecido como "Vaqueirinho", foi internado no Hospital Ulysses Pernambuco (HUP), localizado no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife.

O HUP é, atualmente, a única emergência psiquiátrica 24 horas de Pernambuco e possui 115 leitos de internação de curta permanência para adultos em grave sofrimento mental.

Gerson tinha transtornos mentais diagnosticados tardiamente e lutava por reconhecimento e cuidado devido do estado, segundo a conselheira tutelar Verônica Oliveira. Ela o acompanhou dos 10 aos 18 anos no Conselho Tutelar de Mangabeira, e viu de perto uma vida marcada por abandono e vulnerabilidade social até o seu triste fim.

A reportagem da Folha de Pernambuco localizou no sistema do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) os dados de duas audiências de custódia referentes a prisões em flagrante de Gerson no mês de outubro, sendo a primeira no dia 16 e a segunda no dia 26.

Em ambos os casos, ele foi liberado pela Justiça e encaminhado para o hospital psiquiátrico no Recife para receber tratamento adequado.

O que chama a atenção, no entanto, é que o período entre o primeiro processo de detenção, liberação e internação para a segunda prisão e admissão no hospital foi de apenas 10 dias. Veja a cronologia abaixo.

Primeira prisão

Na primeira prisão, Gerson foi detido em flagrante em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, pela 2ª equipe de Plantão de Prazeres. 

Em audiência de custódia no dia 16, ele teve liberdade concedida pela juíza Idiara Buenos Aires Cavalcanti, da 3ª Vara Criminal da Comarca de Jaboatão dos Guararapes. Nos autos do processo, ela detalhou que Gerson "estava em crise e não tinha condições de responder às perguntas formuladas", e que ele precisou ser retirado da sala da sessão.

Com isso, ficou determinado que Gerson teria liberdade concedida porque não havia indicativos de que poderia "causar embaraços à instrução criminal ou evadir-se do distrito da culpa".

"O autuado deverá ser conduzido pelo policiamento responsável pela condução da área, ao Hospital Ulysses Pernambucano, a fim de que receba o tratamento adequado, ressaltando que do ponto de vista jurídico o autuado se encontra em liberdade, ficando, evidentemente, a critério da equipe médica do hospital, assim como da equipe de avaliação e de medidas terapêuticas aplicáveis à pessoas com transtorno mental em conflito com a lei, analisar a medida médica adequada", diz trecho da decisão.

A Justiça também determinou que, uma vez restabelecida a situação de Gerson, deveria ser vista a viabilidade "de serem reatados os vínculos familiares".



Jovem morto por leoa em João Pessoa (PB) chegou a ser internado duas vezes no Hospital Ulysses Pernambucano, no Recife, em outubro. | Foto: SES-PE/Divulgação

Segunda prisão

Apenas 10 dias após a primeira prisão, soltura e internação no Hospital Ulysses Pernambucano, Gerson passou por mais uma audiência de custódia. Dessa vez, ele havia sido preso em flagrante no Recife pela Central de Plantões da Capital (Ceplanc).

Dessa vez, a juíza Gisele Vieira de Resende, da 10ª Vara Criminal da Capital, conduziu a audiência de custódia e seguiu a mesma linha da decisão anterior, da Justiça de Jaboatão dos Guararapes. 


Ficou determinado na audiência que Gerson seria solto e encaminhado novamente para o Hospital Ulysses Pernambucano. A equipe de assistência social da unidade médica ficou responsável por entrar em contato com os familiares do jovem, em João Pessoa, no endereço que ele mesmo informou.

Não constam nos autos do TJPE os motivos das prisões em flagrante de Gerson no Recife e em Jaboatão dos Guararapes. A Folha de Pernambuco procurou a Polícia Civil em busca das informações, mas, até a publicação da matéria, não recebeu retorno.

O que diz a SES-PE

Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou que Gerson "foi atendido e internado em duas ocasiões no Hospital Ulysses Pernambucano (HUP) este ano". O tratamento foi realizado por uma equipe multidisciplinar.

Não foram informadas, no entanto, as circunstâncias das liberações de Gerson da unidade médico e se chegou a ser feito, de fato, o contato com familiares do jovem em João Pessoa. Também não foi repassado quanto tempo ele ficou internado em cada ocasião. O período todo entre a primeira admissão na unidade hospitalar e a segunda foi de 10 dias.

À reportagem, a SES-PE afirmou ainda que não podia dar referências detalhadas do atendimento porque trata-se de "informações sigilosas, que, segundo a Resolução nº 1.605/2000 do Conselho Federal de Medicina (CFM), são proibidas de serem divulgadas sem autorização do paciente - sejam dados de prontuários ou fichas médicas".

Vale ressaltar também que ficou determinado pela Justiça que, como Gerson teve liberdade concedida, era responsabilidade do hospital analisar a medida médica adequada.

Como aconteceu

O ataque aconteceu enquanto o zoológico estava aberto ao público e foi registrado em vídeos por visitantes, no último domingo (30). Gerson escalou uma parede de mais de 6 metros, ultrapassou grades reforçadas, usou uma árvore como apoio e conseguiu entrar na área restrita à leoa. Instantes depois, foi atacado.

De acordo com a TV Cabo Branco, o Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba informou que Gerson morreu por choque hemorrágico causado por ferimentos perfurantes e contundentes na região do pescoço.

Vídeos que circulam na internet feitos por visitantes do local mostram o homem subindo a estrutura lateral da jaula antes de acessar o recinto. Equipes de resgate foram acionadas rapidamente, mas ele não resistiu aos ferimentos.


Leoa passa bem

Por meio de nota, a direção do parque informou que a leoa não será sacrificada. O animal, chamado de "Leona", passa bem, segue em observação e acompanhamento contínuo por ter passado por um "nível elevado de estresse".

"É importante reforçar que em nenhum momento foi considerada a possibilidade de eutanásia. Leona está saudável, não apresenta comportamento agressivo fora do contexto do ocorrido e não será sacrificada. O protocolo em situações como essa prevê exatamente o que está sendo feito: monitoramento, avaliação comportamental e cuidados especializados", destacou o parque em nota.

Médicos veterinários, tratatores e técnicos estão dedicados ao bem-estar da leoa para garantir que ela "fique bem, se estabilize emocionalmente e retome sua rotina com segurança". O parque ainda destacou que o animal não apresenta comportamento agressivo.

O parque foi fechado logo após o incidente. A Polícia Civil e a perícia criminal analisam como o homem conseguiu superar todas as barreiras de segurança. A Prefeitura de João Pessoa manifestou solidariedade à família e disse colaborar com todas as apurações.

Fonte: Folha de Pernambuco 



   PUBLICIDADE      



PUBLICIDADE      


                    
                        PUBLICIDADE      





PUBLICIDADE      






                                                        
                       

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira (2)

                                 




Apostas podem ser feitas em casas lotéricas ou pela internet até as 20h


Cartelas da Mega-Sena | Marcello Casal Jr/Agência Brasil


O concurso 2.946 da Mega-Sena sorteia, nesta terça-feira (2), o prêmio de R$ 3,5 milhões. As seis dezenas serão anunciadas a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado em São Paulo. O sorteio também será transmitido pelo Youtube.

As apostas podem ser feitas até as 20h, em casas lotéricas ou pela internet. O volante com seis dezenas marcadas custa R$ 6, enquanto o bilhete com sete números assinalados sai por R$ 42.

Segundo dados da Caixa, a probabilidade de ganhar o prêmio máximo com uma aposta de seis dezenas é de uma em mais de 50 milhões. Já com uma aposta com 20 dezenas, maior número permitido, as chances sobem para uma a cada pouco mais de 1,2 mil. A jogada, no entanto, custa mais de R$ 232 mil.


Fonte: SBT News 



   PUBLICIDADE      



PUBLICIDADE      


                    
                        PUBLICIDADE      





PUBLICIDADE      






                                                        
                       

Governo do Estado lança Caminho Diamantino de Santa Dulce dos Pobres e fortalece turismo religioso na Chapada Diamantina

        



Moradores, peregrinos e autoridades se reuniram na manhã deste sábado (29), no Assentamento Canabrava, em Terra Boa, distrito de Boa Vista do Tupim, para acompanhar o lançamento do Caminho Diamantino de Santa Dulce dos Pobres, durante visita do governador Jerônimo Rodrigues. Acompanhado pelo secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, o governador destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do turismo religioso, cultural e do desenvolvimento regional na Chapada Diamantina.

“Estamos em um ambiente de turismo religioso, dedicado e orientado pela força de Santa Dulce dos Pobres. Este roteiro envolve sete municípios e abrange 130 quilômetros de peregrinação. É natural que as pessoas venham para fazer promessas, pedir, agradecer e fortalecer a fé. Enquanto isso, seguimos transformando a Bahia em um estado de paz, gerando renda, criando empregos e divulgando as belezas de nossas regiões”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Com 130 quilômetros de extensão, o Caminho conecta os municípios de Mucugê, Andaraí, Nova Redenção, Itaetê, Boa Vista do Tupim, Marcionílio Souza e Iramaia, oferecendo aos peregrinos um mosaico de paisagens naturais, memórias, histórias e comunidades acolhedoras. Estruturada pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), a rota recebeu investimento de R$ 73 mil para instalação de placas de sinalização e totens informativos, além de levantamento técnico, georreferenciamento, capacitação de equipes municipais e estratégias de promoção turística.

Para o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a entrega representa “uma ampliação da oferta turística da Chapada Diamantina baseada na fé do povo baiano. Construímos um roteiro religioso que também valoriza as belezas naturais da região, a diversidade gastronômica e a riqueza das comunidades assentadas ao longo do percurso”.

Coordenadora do projeto, Rosemma Maluf destacou o caráter pioneiro da iniciativa: “O caminho fortalece a diversidade dos produtos turísticos da Bahia. Ele se baseia na sustentabilidade, no desenvolvimento socioeconômico e na espiritualidade, especialmente por meio do legado de Santa Dulce dos Pobres. A rota margeia o rio Paraguaçu e leva o nome de uma santa genuinamente baiana. É o primeiro projeto de turismo ecorreligioso de base comunitária do estado”.

Desenvolvimento regional


Durante o evento, o Governo do Estado reforçou que o novo percurso vai além da dimensão religiosa e abre oportunidades econômicas, sobretudo para comunidades rurais. A expectativa é de fortalecimento de serviços como hospedagem domiciliar, alimentação, transporte alternativo, pequenos comércios e atuação de guias locais. O aumento da circulação de peregrinos também deve impulsionar o artesanato, a culinária típica e os produtos da agricultura familiar, estimulando uma economia sustentável e alinhada às vocações da região.

“Além de englobar sete municípios, o caminho passa por mais de 20 povoados, assentamentos e quilombos, com a proposta de fomentar o desenvolvimento local”, completou Rosemma Maluf.

Turismo sustentável

Como símbolo do compromisso ambiental da iniciativa, o governador realizou o plantio de uma muda de ipê durante a solenidade. O Caminho Diamantino foi planejado com foco na preservação ambiental e na valorização cultural, princípios que orientaram desde o mapeamento das trilhas até sua implantação. A expectativa é que o aumento do fluxo de visitantes fortaleça ainda mais a consciência sobre a conservação da natureza entre comunidades e peregrinos.

“O projeto que hoje tem seu lançamento oficial conta com a bênção da Igreja. Três dioceses estão envolvidas — Ruy Barbosa, Livramento e Jequié — e apoiam este roteiro. Em fevereiro estarei no Vaticano, onde levarei ao Papa informações sobre o Caminho e pedirei uma benção oficial”, afirmou o bispo Dom Paulo Romeu Bastos, da Arquidiocese de Jequié.














Repórter: Joci Santana/GOVBA

Fonte: Secom 

                            

PUBLICIDADE      



PUBLICIDADE      


                    
                        PUBLICIDADE      





PUBLICIDADE      






                                                        
                       

Boletos do Garantia-Safra já estão disponíveis em Macajuba

                             



A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Macajuba informou que os boletos do programa Garantia-Safra já estão disponíveis para retirada pelos agricultores familiares. O atendimento ocorre entre os dias 03 e 19 de dezembro de 2025, período que também marca a data limite para pagamento da taxa de adesão ao programa.

Para emissão do boleto, os beneficiários devem comparecer à sede da Secretaria munidos de RG e CPF. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

O Garantia-Safra é uma importante política pública de apoio aos agricultores em caso de perdas significativas na produção, reforçando a segurança e a continuidade das atividades no campo. A Prefeitura orienta que todos os inscritos fiquem atentos aos prazos para não perder o benefício.


Fonte: Ascom



   PUBLICIDADE      



PUBLICIDADE      


                    
                        PUBLICIDADE      





PUBLICIDADE      






                                                        
                       

Açaí Nova Cruz

Temos o melhor açaí,cerveja, wisque, conhaque, caldo, tiragosto e melhor caipirosca da Bahia .

Visite na Praça Osvaldo Ribeiro no Distrito de Nova Cruz.

Fale com Zezinho Potência 0749 9809-9942

Publicidade Google