Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM): Colégio Municipal José Pires comemora o DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER com o Projeto "Novembro a Novembro Azul".




WEB RÁDIO DCM estamos em caráter experimental






Publicidade Google

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Colégio Municipal José Pires comemora o DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER com o Projeto "Novembro a Novembro Azul".

|    
(Foto: cedida pela organização do evento)
O Dia Nacional de Combate ao Câncer é comemorado anualmente em 27 de novembro.



O principal objetivo desta data é alertar a população brasileira sobre os diferentes tipos de tratamentos e, principalmente, como evitar esta doença, considerada a segunda que mais mata no Brasil e no mundo.



De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, aproximadamente 30% das mortes provocadas pelo câncer poderiam ter sido evitadas, caso o paciente tivesse feito o diagnóstico prematuramente, ou com ações preventivas para garantir hábitos mais saudáveis.


No Brasil, no ano passado, foram estimados aproximadamente 600 mil novos casos de câncer. O diagnóstico precoce e a prevenção ainda são as principais armas contra esta estatística, não podemos esquecer.



Segundo pesquisas estatísticas do INCA, os tipos de câncer que mais afetam os brasileiros são:



Câncer de pele

Câncer de próstata

Câncer de mama

Câncer de cólon e reto

Câncer de pulmão

Câncer de estômago.



Esta data foi criada por intermédio da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, em dezembro de 1988, através do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA.



O Projeto deu um destaque especial a questão a importância de uma alimentação saudável.



Alimentos que atuam na prevenção e combate ao câncer.

O câncer é uma doença que se caracteriza pelo crescimento desordenado das células, que se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores que podem se espalhar para outras regiões do corpo. As causas da doença são as mais variadas possíveis, podendo ser externas ou internas ao organismo.



Neste sentido, os especialistas alertam para a importância da prevenção da doença, por meio de uma alimentação saudável e equilibrada, com ações similares aos medicamentos sintéticos. Confira alguns itens que não podem ficar de fora do cardápio:



- Soja e derivados: fonte de isoflavonas, protege contra várias formas de câncer, destacando-se os cânceres de mama e próstata.



- Tomate, goiaba E melancia: contém licopeno, substância antioxidante responsável pela coloração vermelha desses alimentos. Estudos comprovam a ação do licopeno na prevenção do câncer de próstata.



- Vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor e repolho): contêm sulfarofanos, substâncias capazes de eliminar substâncias químicas responsáveis por mutações cancerígenas. Seu consumo tem sido associado a um menos risco de câncer de mama, útero, próstata, intestino, bexiga, pulmão e laringe.



- Linhaça: fonte de lignana, um fito estrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama, colo do útero e próstata.



- Chás verde e branco: rico em compostos polifenóicos de efeito anticancerígeno. As catequinas dos chás verde e branco atuam inibindo a iniciação e o desenvolvimento de tumor (pulmão, esôfago, duodeno, pâncreas, fígado, mama e cólon).



- Uvas vermelhas, suco de uva e vinho tinto: contém altas concentrações de antioxidantes fenólicos (catequina, epicatequina, resveratrol) que são potentes agentes preventivos do câncer.



- Alho: fonte de alicina. Inibe a ação de nitrosaminas, associadas ao câncer do aparelho digestivo.



- Frutas cítricas (laranjas, limas, limões e tangerinas): fontes de vitamina C e limonóides, substâncias antioxidantes. Apresentam efeito preventivo contra o câncer.



- Probióticos: reduzem o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.



- Azeite de oliva extravirgem: fonte de antioxidantes





Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Comente com o Facebook:

Deposito de Bebidas São Bernardo

Bebidas, Gelo, Água, Carvão, Descartáveis e muito mais. Aberto todos os dias das 8:00 as 19 horas. Trabalhamos com evento, além de cerveja, frios, alimentos você também encontra o delicioso picolé.

Temos excelentes preços. Disque entrega: (74)9 99448708 Aceitamos cartão de credito e debito

Direção Lais e Robson AV. Frederico Costa, N 66. Centro, Macajuba BA

Arquivo do blog

Total de Visitas

----------

Volte ao ▲ Topo