sexta-feira, 17 de abril de 2015

Do chefe ao namorado: saiba como avisar que alguém está com mau hálito



Compartilhe


MAU CHEIRO COSTUMA TER RELAÇÃO COM 'LÍNGUA BRANCA'
Foto: Shutterstock
O mau halito é muito constrangedor, já pensou você toda produzida e com mau cheiro na boca, mas e aí será que devemos contar quando sentimos esse mau halito em alguém?

Essa matéria que Blog Deixa Comigo Macajuba com a Fonte do MSN traz para você traz tudo sobre esse problema chato que é o mau halito, confira!

Das situações embaraçosas do cotidiano, uma que se destaca é o mau hálito. Ele se torna um inconveniente para conversar, beijar, enfim, se relacionar com outras pessoas. É um constrangimento mútuo, tanto para quem sabe que está com um hálito desagradável, quanto para quem convive com o mau cheiro. Muitos enfrentam o dilema: “aviso ou não que ele está com mau hálito?”.

Para responder essa pergunta, conversamos com a consultora de etiqueta social Célia Leão, que não vê problema em avisar quando alguém próximo está com cheiro ruim na boca. “Nada de indiretas, como oferecer uma bala, por exemplo. Isso pode deixar a pessoa constrangida e fazer com que ela vire motivo de piada. O ideal é ser claro, mas sem expô-la na frente dos outros”, explica.

INTIMIDADE

Sentiu mau cheiro na boca do namorado, do amigo ou de algum familiar? Não se constranja: avise. Se não temos liberdade para falar de coisas íntimas com essas pessoas, teremos com quem? Fale com jeito, claro, mas se você gosta dessa pessoa avise que ela está com mau hálito.


NO TRABALHO
Quando o problema é com alguém no trabalho, o assunto fica mais delicado. Se for uma pessoa subordinada a você, convide-a para tomar um café ou conversar em um lugar mais reservado. Fale de suas qualidades, diga de sua preocupação com o seu bem-estar, pergunte se está tudo bem com sua saúde e diga que tem notado que ela está com mau hálito.

COLEGA

Você não precisa ser chefe para avisar que o colega de trabalho está com mau hálito. De maneira discreta, mas objetiva, pergunte a ele se ele tem tomado alguma medicação ou se está com problemas de saúde e conte que tem sentido um cheiro desagradável da boca dele.




CHEFE
Célia só não aconselha dizer que o chefe está com mau hálito. “Só se tiver uma relação bem próxima, mas ainda assim tem que ter cuidado para que ele não se ofenda”, explica. Ela acredita que um outro chefe que tenha proximidade possa alertá-lo.



MÁ FAMA
Célia explica que avisar a pessoa do mau hálito é importante porque, muitas vezes, ela acaba sendo lembrada pelo mau cheiro e vira motivo de comentários maldosos


SABURRA LINGUAL
Professora e doutora, aposentada pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Olinda Tarzia afirma que 99% dos casos de mau hálito têm alguma relação com a saburra lingual, placa bacteriana que se forma no fundo da língua, perto da garganta. Essa placa pode se formar por diversos motivos, um deles é o corrimento nasal posterior, muito comum em quem tem rinite alérgica. Esse material mucoso acumula na língua e deixa um forte cheiro na boca.


RESSECAMENTO
O ressecamento da boca pode ter haver com vários fatores: diabetes, medicamentos, estresse, etc. A redução da produção de saliva permite que as bactérias se instalem e se reproduzam na língua.



SALIVAÇÃO
Para estimular a salivação, o dentista pode recomendar que o paciente mastigue alimentos duros ou chicletes específicos para o mau hálito. Uma dica é comer uma maçã com algumas gotas de limão. O dentista também pode prescrever medicação para aumentar a saliva.


HIGIENE
Quem tem mau hálito não pode abrir mão de uma higiene completa: passar fio dental, escovar os dentes, limpar a língua e finalizar com um enxaguante bucal. Sobre esse último, o mais adequado é usar um com princípio ativo de dióxido de cloro, que ajuda a diminuir as bactérias e, consequentemente, o mau cheiro.
Fonte: MSN

Deixe seu comentário em baixo

Publicidade Google