sexta-feira, 26 de junho de 2015

7 receitas imperdíveis para fazer em casa nos dias de frio



Compartilhe


O clima está frio em Macajuba e a previsão é de temperatura baixa e chuva nos próximos dias e nada melhor do que fazer receitas deliciosas para esquentar o clima

Caldo verde


Ingredientes

8 batatas inglesas sem casca
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 litros de água
1 linguiça portuguesa
10 folhas de couve fatiadas
Sal


Modo de preparo

Em uma panela a parte, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola, juntando depois a batata fatiada em pedaços e a linguiça inteira. Deixe cozinhar até a batata ficar bem macia. Retire a linguiça e fatie em rodelas, reservando.

Coloque a batata em um espremedor e depois use a peneira para terminar de separar o caldo. Volte a batata espremida para a panela, com os temperos e caldo do cozimento. Após misturar bem acrescente a couve e vá temperando com sal.

Na hora de servir coloque as rodelas da linguiça que você cozinhou e aprecie.


Chocolate Quente


Ingredientes (para servir 6 porções)

1 litro de leite integral
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de maisena
1 xícara de chá de chantilly

Modo de preparo

Com a ajuda de um liquidificador, bata o leite integral com o leite condensado até obter uma mistura homogênea. Acrescente o chocolate em pó e a maisena e termine de bater bem.

Leve a mistura ao fogo, com a ajuda de uma panela, misturando sempre até o chocolate engrossar. Sirva a bebida nas canecas, finalizando o preparo com um pouco de chantilly.


Fondue de queijo


Ingredientes


300g de queijo emmental
200g de queijo gruyère
1 dente de alho
Noz-moscada
1 colher de sopa de amido de milho
20ml de conhaque
180ml de vinho branco seco

Modo de preparo

Com a ajuda de um processador, rale todos os queijos. Prepare uma mistura com o amido de milho, o vinho branco e o conhaque, adicionando ao final a noz-moscada.

Pique o dente de alho em pedaços bem pequenos e use para temperar o fundo da panela onde você irá preparar o molho do fondue. Adicione os queijos e a mistura líquida nessa panela e misture tudo, sempre com o fogo baixo, até conseguir derreter os queijos. Mexa até que a massa fique consistente e homogênea.

Sirva em uma panela de fondue, com o fogo ligado para manter a temperatura. Para poder aproveitar bem o molho, sirva com pão italiano e pedaços de batata para mergulhar no queijo.


Caldo de feijão


Ingredientes

1 xícara de chá de feijão jalo
4 xícaras de chá de água
4 colheres de sopa de azeite
2 cebolas picadas
3 dentes de alho picados
Cebolinha
Sal
Pimenta do reino

Modo de preparo

Para começar essa receita, prepare primeiro o feijão, cozinhando a porção separada com as quatro xícaras de água em uma panela de pressão por, aproximadamente, 25 minutos. Deixe ficar bem macio. Depois de pronto, separe os feijões do caldo (sem jogá-lo fora) e reserve.

Use um processador para amassar bem os grãos de feijão. Enquanto isso, refogue em uma panela à parte a cebola e o alho com um pouco de azeite. Acrescente o feijão amassado ao refogado e complete a mistura com o caldo que você reservou. Vá temperando a mistura com sal e pimenta ao seu gosto. Quando estiver pronto é só servir com um pouco de cebolinha. Se desejar, pode servir acompanhado de torresmos ou pedaços de bacon.


Caldo de açafrão


Ingredientes

1 colher de chá de açafrão em pó
4 porções de macarrão cabelo de anjo
Sal, pimenta, manjericão e azeite
4 xícaras de chá de caldo de carne

Modo de preparo

Prepare o caldo de carne fervendo um tablete em 4 xícaras de chá de água, misturando com a colher de açafrão. Quando estiver pronto adicione a massa e acompanhe o cozimento até que ela fique bem macia. Tempere bem a mistura com sal, pimenta e finalize com azeite e manjericão na hora de servir.

Sopa de Omelete


Ingredientes

2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
2 tomates pelati
1 cenoura cortada em cubos
300g de mandioquinha cortada em cubos
750ml de caldo de legumes
3 ovos
2 colheres de sopa de leite
150g de macarrão Ave-Maria
Sal, pimenta e salsa

Modo de preparo

Refogue, em uma panela, a cebola e o tomate no azeite, juntando depois a cenoura e a mandioca. Acrescente aos poucos o caldo de legumes pronto e deixe cozinhar até que tudo fique bem macio. Acrescente o macarrão para que ele cozinhe na mesma água e tempere com sal e pimenta. Enquanto isso prepare o omelete com três ovos em uma frigideira antiaderente. Quando estiver pronto, use uma faca para cortá-lo em fatias. Quando a sopa estiver pronta, sirva com os pedaços do omelete e um pouco de salsa.


Bruschetta de morango com Nutella


Ingredientes

1 pão francês
300g de nutela
Morangos
1 colher de sobremesa de açúcar mascavo
Sal marinho

Modo de preparo

Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Corte o pão francês ao meio, use a nutella para cobrir as duas fatias e complete com rodelas de morango. Tempere com o açúcar e um pouco de sal marinho. Leve ao forno por 5 minutos, até que o pão fique levemente tostado.


Fonte: Guia da Semana

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba.

Publicidade Google