terça-feira, 29 de setembro de 2015

Confira o conteúdo da carta feita pelo comunicador Cristiano Silva que foi lida na câmara municipal de Macajuba



Compartilhe

(Cristiano Silva na câmara de vereadores)


Macajuba 28 de setembro de 2015

A empresa de comunicação Blog Deixa Comigo Macajuba, inscrita no CNPJ sob o nº 19.422.594/0001-57, coordenada pelo comunicador Cristiano, que teve o direito de resposta negado pelo presidente da casa legislativa, onde o mesmo deu a oportunidade da senhorita Thaise, coordenadora de atenção básica da saúde do município, a usar e abusar dos microfones desta casa, dirigindo parte do seu tempo ao Blog, resolve esclarecer os questionamentos levantados pela senhorita Thaise.

Para começar eu gostaria de alertar que a senhorita Thaise fez perguntas aos vereadores o que não deveria ser permitido pelo Sr. Presidente Ivanberge Pamponet, presidente desta Casa. De forma imparcial, ele convidou a mesma a visitar essa Casa Legislativa, sendo que a mesma poderia responder a matéria no próprio Blog.

Para dar seguimento aos meus esclarecimentos gostaria de deixar claro que em nenhum momento a matéria deixou subentendido que as informações teriam sido passadas pela coordenadora de atenção básica, desde o início busquei deixar claro que esses dados foram tirados de órgãos oficiais do governo federal, como, por exemplo, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde que é vinculado ao Ministério da Saúde.

Sobre o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e o descumprimento da Portaria nº 134 do Ministério da Saúde o blog deixa claro que é de responsabilidade dos profissionais de Saúde atualizar o Cadastro Nacional, nós, no papel de imprensa não podemos adivinhar e nem contestar os dados, nós apenas reproduzimos e que encontramos lá.

A coordenadora de Atenção Básica repetiu inúmeras vezes que o USF de Nova Cruz estava sem médico desde junho, mas, ínsito que segundo o Cadastro Nacional há uma médica cadastra na USF de Nova Cruz com data de entrada em 1º de junho de 2015. E ainda trago uma novidade: ao consultarmos o cadastro da profissional visualizamos todos os seus vínculos empregatícios e podemos constatar que na coluna “Solicitação de Desligamento” está marcada a opção “NÃO”. É importante salientar que a Portaria nº 368 de junho de 2007 condiciona o repasse de recursos financeiros ao cadastramento das equipes no SCNES, sendo assim, eu pergunto: SERIA ESSE O MOTIVO PELO QUAL A SECRETARIA DE SAÚDE NÃO ATUALIZOU OS DADOS NO CNES? Perguntar não ofende.

A senhorita Thaise afirmou com toda certeza de que a Dr. Jadilva nunca foi contratada da USF de Nova Cruz e desafiou que localizassem pagamentos efetuados a médica. Em consulta ao site do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia o blog localizou três pagamentos para a médica nos dias 21 de maio, 03 de junho e 03 de julho de 2015, somados esses três pagamentos totalizam R$ 37.033,08. No site não está claro o local onde foi prestado o serviço, mas os pagamentos foram efetuados, segundo o Tribunal de Contas.

Com relação à situação financeira do município, o blog comparou as constantes diminuições dos repasses destinados a Atenção Básica com os seguidos aumentos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que cresce ano após ano. É contraditório imaginar que o governo tem recurso pro FPM e não tem para a Atenção Básica, sendo que nos dois casos os repasses são percentuais.

O vereador Toi foi infeliz ao insinuar que O Blog Deixa Comigo Macajuba seria Blog de fofoca, pois O Blog Deixa Comigo Macajuba faz um trabalho serio e voltado para a sociedade Macajubense. Fomos eleitos pela opinião pública o melhor Blog de 2014 pela Start Consultoria e Negócios. Nossas notícias já foram veiculadas nos melhores veículos de comunicação da Bahia, a exemplo da TV Bahia, TV Aratu, TV Record Bahia e Rádio Sociedade AM. Nossas noticias têm tanta credibilidade e respeito na região que ganhou espaço na rádio Ipirá FM três vezes por semana no horário de meio dia.

O Blog foi criado em 04 de abril de 2011, nossa primeira matéria foi sobre denúncia com problemas no carro da saúde. Na época o prefeito era o Sr. Tarciso e o secretario de saúde Luciano Pamponet, a matéria existe até hoje, para quem quiser comprovar a nossa seriedade e imparcialidade. Já localizamos parentes que não se viam a mais de 40 anos. Falamos de entretenimento e não trazemos apenas notícias ruins, trazemos também alegrias.

Sobre a reportagem do Blog a qual o senhor se referiu, citando o titulo da matéria que estava escuro em Nova Cruz, no texto explicava que eram as três lâmpadas que o estavam queimadas, por tanto a reportagem não mentiu uma luz apagada já faz o maior escuro.

Não somos Blog de fofoca, não sabia que falar os problemas do povo é fofocar. Está ou não está sem médico e sem dentista no PSF de Nova Cruz? Isso é fofoca?

Respeito e considero muito o Sr. vereador Toi, mais o mesmo não tem moral pra citar que somos Blogs de fofoca, pois por diversas vezes ele já falou da vida pessoal de seus colegas na Câmara, isso sim é fofoca e desrespeito para com a sociedade Macajubense.

Em momento algum nossa reportagem tenta denegrir a imagem de pessoas de bem. O senhor tem o direito de acessar o blog que quiser é um direito seu, o importante é que o povo está nos acessando.

Observe mais o patrimônio público da cidade, em especial no distrito de Nova Cruz. Aqui existe até escola sendo chamada de “Motel Glamour”, um lugar onde nossos estudantes estudam deve ser algo preservado. O Sr. Tem conhecimento disso? Pois, se não tiver procure saber, porque, inclusive é a escola que recebe o nome do seu saudoso pai. As quadras esportivas estão abandonadas e o ônibus escolar verde em estado precário, isso será que é fofoca do povo? Ao invés de se preocupar e tentar me ensinar a fazer jornalismo vai prestar mais atenção e tentar melhorar os órgãos públicos.

Quanto ao vereador Alisson, entendo a colocação dele em dizer que algumas pessoas usam O Blog para se promover e acho isso natural, pois o que é bom todo mundo pega carona. A oposição gosta quando denunciamos e a situação gosta quando divulgamos, o que não podemos é esconder os fatos e deixar de ser a voz do povo.

É fácil prestar queixas de pessoas de bem com intuito de intimidar pra não mostrar a realidade e continuarem abusando do poder. Como diz a minha mãe “alguns vereadores de nossa cidade precisam colocar Deus no coração”.

Eu tenho a minha consciência tranqüila de que não produzo informações, como já foi dito inúmeras vezes: todos os dados levantados pelo blog foram provenientes de sites oficiais, como: Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, Fundação Nacional de Saúde, Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia e Banco do Brasil e tenho todos esses dados em mãos, para consulta daqueles que duvidem da veracidade dos dados.



Mudem essa realidade de Macajuba, pensem mais no povo e deixem os interesses pessoais de lado. Seja quem estiver no poder e se beneficiar do poder público estaremos sempre repetindo a frase “farinha pouca meu pirão primeiro”.

“Ninguém atira pedra em árvore que não da fruto.”.

Tenham todos uma boa noite!

Atenciosamente,

Cristiano Silva - coordenador do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Atenção! Aguarde a matéria completa da sessão da câmara de vereadores de Macajuba.

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google