sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Sindicato dos professores confirma que Macajuba não terá nem 180 dias letivos



Compartilhe

(Escolas de Macajuba)
Desde que foi divulgado que as aulas em Macajuba encerrariam dia 04 de Dezembro de 2015 para quem já tivesse passado nas provas, surgiu vários comentários nas ruas de que os dias letivos não seriam cumpridos.


O vereador Hugo Macêdo, chegou a questionar na casa legislativa de Macajuba, na ocasião o vereador Alison Santana justificou que teria se informado com o secretário de educação que teria dito que seria cumprido 190 dias.

A reportagem do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) entrou em contato com o secretario de educação que disse que antecipou apenas uma semana e que quem passar nas provas encerra dia 04 de dezembro e quem fica de recuperação as aulas encerra dia 11.

Assunto foi debatido no grupo de WhatsApp do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) e em outros grupos.

Diante dos comentários nas ruas a reportagem do Blog Deixa Comigo Macajuba entrou em contato com o sindicato dos professores de Macajuba que informou que os dias letivos chegam só até 170 dias, isso em algumas escolas, já outras nem há isso chega.



Vale lembrar que houve paralisações por melhoria nos salários, suspensão por falta d’ água, luto.

A escola mais prejudicada é a creche Julieta Sampaio que paralisou as atividades por 30 dias para reforma, a secretaria de educação ainda colocou pelo menos 3 aulas no sábado que de acordo com informações as crianças só ficavam até ao meio dia.



A LEI FEDERAL Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.



Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:



I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um MÍNIMO DE DUZENTOS DIAS de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;

" O sindicato dos professores protocolou um documento em 01/12/2015 destinado ao Prefeito Municipal e o Secretario Municipal de Educação que trata sobre o assunto."



Nossa reportagem entrou em contato com o CME Conselho Municipal de Educação, que informou que realmente o município não atingiu os duzentos dias letivos, mais que o órgão está tomando as devidas providencias.

Vale informar que de acordo com informações não é de agora que a educação de Macajuba vem desrespeitando o calendário escolar, em um dos anos anteriores da gestão passada uma advogada foi até a câmara de vereadores de Macajuba e alertou o problema, na época em seu programa de rádio Cristiano Silva parabenizou a atitude da Dra.

Ainda de acordo com algumas informações apenas no ano de 2012 as aulas tiveram 196 dias, já em 2013, 2014 e 2015 as aulas não chegaram ao mesmo numero de dias letivos.

De acordo com Conceição diretora do Colégio Estadual, as aulas no colégio encerram dia 11 e que o calendário seria outro, mais a escola é dependente do transporte escolar da prefeitura e teve que antecipar o encerramento das aulas junto com as aulas municipais.

Reportagem: Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM)


O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google