quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Evangelho do dia: Lc 5,1-11



Compartilhe

 





Disse a Simão: "Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar”. Simão respondeu-lhe: "Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas, por causa de tua palavra, lançarei a rede”. Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia. [...] Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: "Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador”. [...] Então, Jesus disse a Simão: "Não temas; doravante serás pescador de homens”. E, atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram.



Comentário


É uma cena cotidiana à qual podemos assistir numa praia com ospescadores e as barcas amarradas. E em um contexto tão simples se desenvolve um acontecimento que abala a vida de um homem e as dos seus colegas. O evangelista Lucas coloca a vocação de Pedro e dos dois companheiros, os irmãos Tiago e João, no contexto de um sinal, a pesca milagrosa que se transforma em um símbolo da futura missão de Pedro. A sua figura é isolada em relação aos outros dois, e isto já é um indício do seu primado: "Você será pescador de homens”. Tem-se assim a virada da vida de todos os três apresentada por Lucas como sinal do desapego total: "Deixaram tudo e o seguiram”.
O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google