segunda-feira, 10 de abril de 2017

A Criança e as Dificuldades de Aprendizagem



Compartilhe

(Foto Ilustrativa)


Entre as dificuldades que mais acometem crianças na fase escolar, são as dificuldades ou distúrbios de aprendizagem, as mais comuns e que mais provocam ansiedades na criança e na família.

Mas o que são mesmo essas dificuldades? Como podemos diagnosticá-las? Há tratamento para isso? São questionamentos comuns entre familiares que de repente se deparam com uma criança próxima que não consegue desempenhar bem seus potenciais no que se trata ao aprender.

Dificuldade ou distúrbio de aprendizagem é, segundo HAMMILL, 1981, um grupo de transtornos que se manifestam por dificuldades significativas na aquisição e uso da escrita, fala leitura, raciocínio ou habilidade matemática. Podem existir junto com estas dificuldades problemas de conduta, de interação social, etc. Entre as mais conhecidas está a dislexia que é uma terminologia usada para designar o transtorno específico de leitura e aprendizagem, além do Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade que é atualmente definido pelo DSM IV como um quadro persistente de características evolutivas e inapropriadas de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade. Ainda, outras dificuldades são detectadas, tais como: a dislalia, discalculia, desortografia e o transtorno de aprendizagem sem outra especificação.

Dentre os sintomas que podem significar sinais de alerta, indicativos que a criança precisa de avaliação para verificar algum tipo de dificuldade de aprendizagem verifica-se: dificuldades ao nível da leitura e escrita; leitura lenta, silabada e com erros; dificuldade na compreensão de enunciados escritos; erros ortográficos recorrentes; lentidão na realização das tarefas escolares (em casa e na escola); distração fácil perante qualquer estímulo; períodos curtos de atenção; resultados escolares não concordantes com as capacidades cognitivas que aparenta possuir e/ou esforço aplicado; dificuldades de memorização, raciocínio, percepção e em outras áreas da cognição; oscilações na capacidade de assimilação; ansiedade em momentos de avaliação formal; impulsividade na realização das tarefas; queixas ao nível do comportamento; sinais de frustração; instabilidade emocional (zanga, hostilidade, ansiedade, oposição…); declínio na confiança e autoestima, entre outros sinais.



Se você conhece crianças com sintomas característicos destas dificuldades procure brevemente ajuda profissional. Quanto antes a avaliação, o diagnóstico e a intervenção melhor será o prognóstico.

VANIZE SAMPAIO GUEDES CARNEIRO 
PSICÓLOGA /CRP – 03/03623 

Contatos: 
Tel. (75) 33372254 
Tel. (75) 988782128 
Clinica  de Saúde e Estética Maziero - Utinga 

Tel. (75) 32522844 
Tel. (75) 998339788 
Clinica  de Saúde e Estética Maziero – Ruy Barbosa 
Tel. (75) 999016651 (vivo) /  (75)988442832 -  
Vanize Sampaio Guedes Carneiro 








Publicidade

Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google