quarta-feira, 5 de abril de 2017

FÓRUM DA CIDADANIA COLHE MAIS DE 500 ASSINATURAS E PEDE O RETORNO DA TRANSMISSÃO DAS SESSÕES LEGISLATIVAS



Compartilhe

(Foto: Logo Marca do Fórum da Cidadania de Macajuba

Na segunda quinzena de março o Fórum da Cidadania de Macajuba iniciou junto a sociedade macajubense um movimento de abaixo-assinado pedindo o retorno da transmissão das sessões da Câmara de Vereadores. As transmissões estão suspensas desde o final do ano passado, quando o presidente da Casa rescindiu o contrato com Associação Beneficente Padre Bernardo, entidade responsável por gerir a Rádio Comunitária Capivari FM.

O presidente da Câmara, Ivanberg Pamponet, alega que recebeu uma notificação do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia e por esse motivo suspendeu as transmissões. Essa não é a primeira vez que a transmissão é suspensa. Em meados de 2013, o então presidente da Casa, Alisson Santana, também suspendeu as transmissões alegando que havia sido notificado pelo TCM. No entanto, após forte pressão popular, Alisson buscou os advogados da Casa e retomou o contrato para transmissão das sessões.

O Fórum da Cidadania é uma organização social informal que se reúne mensalmente para debater temas de interesse público. Na reunião realizada no início de março o Fórum pautou a falta de transmissão das sessões que fere um dos princípios mais importante da administração pública: a publicidade. Todo cidadão tem o direito de saber o que está acontecendo nos poderes públicos do seu município, estado ou país. Esse é um direito garantido pela Constituição Federal.

Sendo assim, os membros decidiram se mobilizar e articularam juntamente com a sociedade civil um abaixo-assinado, o qual foi entregue ao presidente da Câmara na última segunda-feira,03 de abril de 2017, pela manhã, com mais de 500 assinaturas de cidadãos macajubenses que pedem o retorno das transmissões.

À noite, pouco antes da sessão, membros do Fórum da Cidadania distribuíram aos vereadores cópias do ofício que havia sido entregue ao presidente da Câmara, pela manhã. Além disso, o programa “Voz da Cidadania” - transmitido todas as segundas-feiras pela Capivari FM, sempre às 18h30min - dedicou-se integralmente a falar sobre esse tema.


O Fórum da Cidadania e a sociedade macajubense aguardam que o presidente da Câmara de Vereadores aja com bom senso e busque junto à assessoria jurídica da Casa alternativas para retomar a transmissão das sessões. O Fórum reitera o seu papel enquanto organização civil e convida todos que queiram participar das reuniões mensais. Sendo que a próxima reunião está agendada para o dia 8 de maio, às 19;30, no CTL. Venha participar você também!

Fonte: Fórum da Cidadania de Macajuba

Publicidade


Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google